Quarta, 24 de Abril de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins adquire equipamentos avançados para auxiliar no monitoramento da quantidade e qualidade da água dos rios do Estado

Plataformas irão fornecer dados em tempo real sobre a qualidade da água que serão transmitidos, por meio de satélites, para Semarh

09/09/2021 às 12h05
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Diretor Aldo Azevedo acompanha trabalho de técnicos da Semarh - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Diretor Aldo Azevedo acompanha trabalho de técnicos da Semarh - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está investindo na aquisição de equipamentos avançados para auxiliar no monitoramento da quantidade e qualidade da água dos parques aquícolas e das sub-bacias do Estado.

Até o final deste ano serão instaladas dez Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s) nos parques aquícolas dos reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) para coletar informações sobre os parâmetros físicos da água como a cor, turbidez, temperatura, Ph,e químicos comosalinidade, dureza, presença de impurezas orgânicas e inorgânicas, e presença de agrotóxicos e biológico como Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

As plataformas de coletas de dados, sendo duas em cada local, serão instaladas nos parques aquícolas de Filadélfia, Lajeado, Sucupira, Brejinho de Nazaré, no reservatório da UHE Peixe Angical, situada entre os municípios de Peixe, São Salvador do Tocantins e Paranã, e no reservatório da UHE Ceste, localizada na cidade de Estreito-MA.

As PCD’s serão instaladas, a partir de outubro, em plataformas flutuantes que vão fornecer dados em tempo real sobre a qualidade da água que serão transmitidos, por meio de satélites, para sala de situação da Semarh. Todo processo envolve oito servidores do órgão que trabalham de forma integrada, que vai desde a instalação, coleta de dados em campo, manutenção preventiva e corretiva, até a publicação das informações no Boletim Diário de Hidrometeorologia na página da Semarh.

“Um dos princípios da nossa Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH) é assegurar água em quantidade e qualidade para os diversos usos, como geração de energia, irrigação, piscicultura, abastecimento doméstico, dentre outros. Isso significa, na prática, que vamos poder disponibilizar a qualquer investidor informações seguras se o rio escolhido para a instalação do empreendimento tem água, tanto em quantidade como em qualidade, para o desenvolvimento de sua atividade”, explica o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo.

Monitoramento

Atualmente os trabalhos de monitoramento da qualidade da água vêm sendo realizados por meio de sondas móveis, onde são coletados alguns parâmetros físicos, e amostras da água que são levadas para o laboratório para as análises químicas e biológicas. O trabalho de monitoramento é realizado em 65 pontos diferentes, e isso demanda um pouco mais de tempo para a obtenção das informações, já que os técnicos precisam se deslocar até os respectivos locais para coletar os dados.

Com a aquisição das novas PCD’s que contam com tecnologia avançada, o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, está inovando com o trabalho de monitoramento que será realizado por sondas multiparâmetros, em plataformas fixas flutuantes, que irão transmitir os dados via sinal de celular para nossa Sala de Situação em Palmas.

A gestora da Semarh, Miyuki Hyashida, destaca que o monitoramento realizado pelas novas plataformas também vai subsidiar o órgão licenciador e fiscalizador na liberação das outorgas de uso da água. “ O governador Mauro Carlesse, sempre preocupado com a qualidade e quantidade dos nossos recursos hídricos, ainda mais por conta desse ano atípico que alcançou altos índices de estiagem identificada nos últimos 91 anos, tem procurado adotar medidas em prol da preservação desse recurso natural tão importante para a vida”, afirma.

Novas aquisições

Outras 20 Plataformas de Coletas de Dados também serão adquiridasaté o final deste ano com a finalidade de medir o índice pluviométrico, o nível e vazão dos rios de todas as sub-bacias hidrográficas do Tocantins. Serão contempladas as bacias que não possuem ou contam com poucas plataformas. No total, serão 66 PCD’s em todo o Estado responsáveis pela captação e envio de informações.

Os recursos financeiros destinados à aquisição das PCD’s são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos gerido pela Semarh. Os valores são repassados ao Governo do Tocantins pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como forma de compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos para geração de energia hidrelétrica. O Governo, por sua vez, destina 30% desses valores para a aplicação em projetos que buscam melhorar a gestão dos recursos hídricos no Tocantins. Anualmente é apresentado o plano de aplicação das ações que serão desenvolvidas e, uma vez aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), os projetos começam a ser executados.

Governo do Tocantins adquire equipamentos avançados para auxiliar no monitoramento da quantidade e qualidade da água dos rios do Estado
Dados coletados são enviados para a sala de monitoramento da Semarh - Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins adquire equipamentos avançados para auxiliar no monitoramento da quantidade e qualidade da água dos rios do Estado
Monitoramento da qualidade da água vem sendo realizados por meio de sondas móveis - Marcel de Paula/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 29°C 19°C
Dom 28°C 18°C
Seg 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias