Sábado, 23 de Novembro de 2024
18°C 28°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Comissão aprova proposta que torna obrigatório tratamento de chorume gerado por aterros sanitários

Pelo texto, os aterros sanitários em operação terão prazo de dois anos para se adequarem à nova regra

02/09/2021 às 13h05
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Bia Cavassa:
Bia Cavassa: "Existem soluções tecnológicas economicamente viáveis - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1516/19, que torna obrigatório o tratamento do chorume gerado por aterros sanitários. O chorume ou lixiviado é o líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos orgânicos em aterros sanitários.

Pelo projeto, do deputado José Medeiros (Pode-MT), os aterros sanitários em operação terão prazo de dois anos para se adequarem à nova regra.

O parecer da relatora, deputada Bia Cavassa (PSDB-MS), foi favorável à proposta. Ela concorda com o autor que a liberação no ambiente do chorume ou lixiviado produzido nos aterros sanitários contamina o solo, os lençóis freáticos e, consequentemente, causa sérios danos à flora, fauna e à saúde da população.

"Existem soluções tecnológicas economicamente viáveis para o tratamento e disposição adequada do lixiviado resultante da decomposição do material orgânico dos resíduos sólidos depositado nos aterros", disse.

Penalidades
Pelo texto, o descumprimento da medida sujeitará o gestor público às penalidades previstas na Lei dos Crimes Ambientais.

Tramitação
O projeto será analisado agora em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias