Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão mantém decreto que alterou composição da Comissão Nacional de Biodiversidade

Texto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça

02/09/2021 às 11h30
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Nelson Barbudo recomendou a rejeição da proposta - (Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)
Nelson Barbudo recomendou a rejeição da proposta - (Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 44/20, que suspende decreto do governo Jair Bolsonaro que alterou a composição da Comissão Nacional de Biodiversidade, órgão consultivo responsável pela coordenação das ações do Programa Nacional da Diversidade Biológica (Pronabio).

A anulação do Decreto 10.235/20 foi pedida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que criticou a retirada de representantes de povos indígenas, organizações não governamentais, comunidade acadêmica e movimentos sociais da comissão nacional, que tem agora mais indicados pelo governo federal.

Porém, o parecer do relator, deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), foi contrário à proposta. Ele argumenta que o Pronabio foi criado pelo Poder Executivo, no exercício de suas funções constitucionais. "Se o Poder Executivo criou o programa, pode, a seu exclusivo critério, extingui-lo a qualquer tempo. O que dizer então de uma alteração na composição da Comissão Nacional da Biodiversidade, que foi criada para funcionar como instância consultiva do Programa?", questionou.

"Como se pode constatar, não há, em absoluto, fundamento na afirmação de que o Poder Executivo, no caso em comento, exorbitou do seu poder regulamentar", concluiu.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias