Terça, 19 de Março de 2024
20°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Amazonas

Wilson Lima anuncia que reunião dos governadores membros do GCF em Manaus será em fevereiro de 2022

Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas se reuniria em 2020, mas pandemia de Covid-19 adiou encontro

01/09/2021 às 18h45
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

O governador do Amazonas e atual presidente da Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês),Wilson Lima, anunciou que a reunião anual do colegiado, formado por 38 governadores de 11 países, será em fevereiro de 2022, em Manaus. O encontro estava previsto para 2020, mas foi adiado por conta da pandemia de Covid-19.

A definição da nova data ocorreu nesta terça-feira (1?/09), em Brasília (DF), durante encontro do governador com o secretário GCF Task Force no Brasil, Carlos Aragon. Participaram da reunião os secretários de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, e de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Adriano Mendonça. Ainda em Brasília, Wilson Lima também tratou sobre a COP-26 e a Conferência do Clima de Nova Iorque.

A realização da reunião anual do GCF Task Force em Manaus está condicionada à manutenção dos indicadores relacionados à pandemia em baixa e ao avanço da vacinação. O grupo reúne governadores de países que possuem áreas de floresta. O Amazonas foi escolhido como sede do evento por unanimidade, durante a última reunião do fórum, em maio de 2019, em Caquetá, na Colômbia.

Reunião anual

“Nos reunimos com o secretário do GCF para definir a nossa reunião anual para esse encontro entre os governadores. São 38 (governadores) que fazem parte de 11 países onde há florestas. Eles enfrentam os mesmos problemas que nós temos para proteger esses recursos florestais e também para gerar riqueza para essas populações”, ressaltou o governador.  O fruto da reunião anual será um documento norteador das ações dessa rede pelos demais estados, o Manaus Action Plan.

“É importante a gente colocar na mesa algumas soluções e problemáticas que a gente tem e dar encaminhamentos, como é a questão da bioeconomia, dos desafios que a gente tem para o pagamento por serviços ambientais e, também, da valorização das pessoas que estão no meio da floresta”, completou Wilson Lima.

Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o Manaus Action Plan vai dar as diretrizes para que países que enfrentam os mesmos problemas que o Brasil em termos de desenvolvimento sustentável, manutenção da floresta em pé e geração de renda possam ter um alinhamento.

“Vale destacar que grande parte desses países, desses estados, enfrentam uma mesma realidade que a gente. São ricos em biodiversidade mas ao mesmo tempo ainda enfrentam o desafio da pobreza para ser superado”, disse Taveira.

COP-26

Outra agenda ambiental importante, a 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) – ou COP 26 –, está marcada para ocorrer em novembro de 2021, em Glasgow, no Reino Unido. E o Governo do Amazonas está alinhando a participação com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que irá montar um estúdio que possa ter uma conexão com Glasgow para que instituições que não têm condições de se deslocar até a sede do evento possam participar.

Em outubro deste ano acontecerá a Conferência do Clima de Nova Iorque. O governador Wilson Lima foi convidado a participar e deixará uma mensagem em uma das mesas formadas para o evento, relacionada a adesão do Estado à campanha Race to Zero, agenda global que tem como meta zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. É um projeto audacioso porque busca manter o crescimento econômico e a redução da pobreza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias