Terça, 23 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Cultura aprova consulta à população antes de extinção de museus públicos

Quem burla o Plano Nacional de Vacinação precisa ser privado dos seus direitos políticos, diz o relator

01/09/2021 às 18h16
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Tadeu Alencar: extinção deve ser sempre a última medida - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Tadeu Alencar: extinção deve ser sempre a última medida - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5533/20, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), que torna obrigatória a publicação de uma justificativa técnica em caso de extinção de museu público. A justificativa deverá ser feita pelo órgão gestor do museu e submetida a consulta pública antes que a medida seja concretizada.

O relator, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), recomendou a aprovação da proposta. Ele observou que o fechamento abrupto de um museu causa danos materiais e intangíveis à sociedade, por envolver questões relativas ao acervo e a recursos humanos qualificados, entre outras. Por isso, ele defendeu que a extinção seja sempre a última medida a ser tomada diante de uma crise administrativa ou financeira da entidade.

“A decisão pelo fechamento deve ocorrer com a participação não apenas da entidade gestora e da direção do museu, mas também da comunidade, de organizações do setor, de associações de apoio e demais partes interessadas. Não se trata de uma decisão unilateral, mas de um processo a ser implementado coletivamente. Os museus são instituições que se constituem por meio do engajamento público e para o benefício da comunidade. Sua extinção deve seguir o mesmo ethos”, afirmou Tadeu Alencar.

O projeto altera o Estatuto de Museus (Lei 11.904/09). A lei vigente estabelece que a criação, a fusão e a extinção de museus serão efetivadas por meio de documento público, sem menção a justificativas técnicas ou consultas públicas.

Tramitação
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h19 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 18°C
Dom 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias