Quinta, 21 de Novembro de 2024
18°C 27°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Projeto destina imóveis da União sem uso para locação de interesse social

Proposta dispensa licitação, mas exige sorteio público quando procura for maior que os imóveis disponíveis

31/08/2021 às 21h45
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Carlos Henrique Gaguim, autor do projeto de lei - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Carlos Henrique Gaguim, autor do projeto de lei - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 2053/21 prevê a locação de interesse social de imóveis federais não utilizados em serviço público. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Decreto-Lei 9.760/46, que dispõe sobre imóveis da União.

“Bens da União, muitas vezes, deixam de ser utilizados no serviço público e, sem destinação a finalidade específica, não cumprem sua função social”, disse o autor, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO). “A proposta pretende garantir que essas edificações possam ter aproveitamento residencial”, avaliou.

Adaptações
O valor mensal da locação não poderá superar meio salário mínimo (R$ 550 hoje), e a renda familiar dos interessados estará limitada a até dois salários mínimos (R$ 2,2 mil). As adaptações necessárias para que uma edificação possa ter aproveitamento residencial deverão ser feitas pelos próprios beneficiários.

A proposta dispensa a realização de licitação, mas exige sorteio público sempre que o número de famílias interessadas ultrapassar a totalidade de unidades disponíveis. A União poderá celebrar parcerias com municípios a fim de permitir locações de interesse social a inscritos em programas habitacionais.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias