Domingo, 05 de Maio de 2024
21°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Trabalho debate execução de emendas orçamentárias

Texto prevê que serão oferecidos programas de alfabetização para garantir amplo acesso a ações culturais e educacionais

30/08/2021 às 13h10
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Questionamento gira em torno da execução de emendas do relator-geral - (Foto: Depositphotos)
Questionamento gira em torno da execução de emendas do relator-geral - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (2) a execução orçamentária relativa às emendas do relator-geral à Lei Orçamentária Anual correspondente aos anos de 2020 e 2021. O debate foi sugerido pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).

O parlamentar destaca que o ministro Rogério Marinho afirmou em debate na Comissão de Trabalho que a execução das Emendas do Relator-Geral ao Orçamento (RP 9) se dá por indicação direta do próprio relator-geral e que há pleitos por parte dos parlamentares por intermédio de ofícios, constatando-se que se trata da forma adotada pelo Ministério para a alocação dos recursos públicos.

“O jornal o Estado de São Paulo tem revelado irregularidades na alocação destes recursos apresentando indícios de destinação ilegal para beneficiar aliados políticos ao Governo, bem como a possibilidade de superfaturamento na aquisição de máquinas e equipamentos”, afirma Correia.

Para o deputado, os impactos causados pelo desvirtuamento das Emendas do Relator-Geral, cuja finalidade seria tão somente promover pequenos ajustes na proposta orçamentária, “pode ser considerado uma aplicação inapropriada do conceito e da sua finalidade, com forte impacto negativo no planejamento da ação estatal, na eficiente alocação de recursos e na precarização de políticas públicas que se distanciam do ponto ótimo ou razoável de eficiência, eficácia e efetividade”.

Foram convidados:
- o subprocurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado;
- a secretária de Planejamento, Orçamento e Contabilidade do Ministério Público da União (MPU), Ionara Oliveira Cardoso Oliveira Cruz;
- o diretor da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, Wagner Primo Figueiredo Júnior;
- o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior;
- representante da Instituição Fiscal Independente

O público pode acompanhar o debate e participar da discussão pela internet. 

O debate será realizado às 14h30, no plenário 12.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 23h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Seg 30°C 18°C
Ter 30°C 18°C
Qua 31°C 19°C
Qui 32°C 20°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias