A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participou nesta quinta-feira, 26, de Workshop com o tema “Gestão e Destinação de Resíduos para Cidades Sustentáveis”,promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland. Durante o evento, foi apresentada a tecnologia de coprocessamento de resíduos sólidos na ótica da indústria cimenteira, contemplando as diretrizes atuais e as particularidades passíveis de análise ambiental nas principais etapas da gestão, tais como resíduos geradores, preparação, transporte e destinação final.
Representando a Diretoria de Políticas Ambientais, a gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Azevedo Pacheco, destacou a importância do Webinar de contribuir no desenvolvimento técnico das equipes dos órgãos ambientais, no sentido de buscar a harmonização conceitual sobre as diretrizes do coprocessamento de resíduos em fornos declinquer. “Essa atividade pode ser uma alternativa que vem para reforçar a gestão de resíduos das Cidades Sustentáveis”, disse a gerente.
Ainda durante o encontro virtual, foram abordados assuntos como as políticas públicas e a base legal para a execução da atividade de coprocessamento de resíduos sólidos e conexão mundial. Além disso, houve debate sobre os desafios na construção de Cidades Sustentáveis e como o setor cimenteiro, através do coprocessamento de resíduos sólidos, pode contribuir, incluindo os compromissos no combate ao aquecimento global já existentes pelo setor no Brasil para 2030 e 2050.
O Workshop contou, ainda, com a participação da engenheira ambiental Ana Maria Cortes Franco, que também atua na Semarh.