Sexta, 22 de Novembro de 2024
17°C 26°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Após revogação de portaria, comissão rejeita projeto sobre limite de pesquisadores em congressos

Projeto ainda define que campanhas terão caráter educativo, informativo ou de orientação social

23/08/2021 às 17h55
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Professor Alcides, relator do projeto de lei - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)
Professor Alcides, relator do projeto de lei - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou projeto que pretendia anular a portaria do Ministério da Educação que alterou as regras para afastamento do País de servidores da pasta, incluindo pesquisadores de universidades.

A Portaria 2.227/19, entre outras medidas, estabelecia que a participação de servidores de unidades, órgãos ou entidades vinculadas ao ministério em feiras, congressos e similares seria limitada a dois para eventos no País e a um para eventos no exterior.

Relator no colegiado, o deputado Professor Alcides (PP-GO) informou que, após a medida ter sido “criticada por organizações científicas, que se mobilizaram para pedir que o ministério revisasse o ato”, em fevereiro de 2020, a norma foi revogada com a edição da Portaria 204/20.

O relator considerou que, com a revogação da medida, o Projeto de Decreto Legislativo 1/20 e os apensados – PDLs 6,11, 26 e 84, todos de 2020 – perderam o objetivo.

Tramitação
A proposta será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada na CCJ, seguirá para o Plenário; se rejeitada, será arquivada.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias