Sábado, 23 de Novembro de 2024
18°C 28°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Comissão debate ações voltadas para o aleitamento materno

Para relator, leis aprovadas em 2012 e 2016 contemplam, em parte, o reajuste contido na proposta

20/08/2021 às 14h46
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Segundo a OMS, menos da 40% dos bebês brasileiros têm amamentação exclusiva - (Foto: Depositphotos)
Segundo a OMS, menos da 40% dos bebês brasileiros têm amamentação exclusiva - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados promove debate na próxima segunda-feira (23) sobre a Semana Internacional do Aleitamento Materno, neste ano realizada de 1 a 7 de agosto, e sobre a realização da campanha “Agosto Dourado”, voltada à conscientização e o esclarecimento sobre a importância da amamentação. O debate atende a requerimento da deputada Erika Kokay (PT-DF).

Segundo a parlamentar, apesar da visibilidade que o tema ganha durante a semana temática, os números preocupam. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2017, apenas 38,6% dos bebês brasileiros se alimentavam apenas com o leite da mãe nos primeiros cinco meses de vida, o que é muito abaixo do ideal”, afirma. Apenas 23 países do mundo, acrescenta, superam a taxa de 60% na alimentação apenas com leite materno nos primeiros meses.

Érika Kokay cita ainda a pesquisa “Global Breastfeeding Scorecard”, que analisou 194 países e revelou que o investimento brasileiro em promoção da amamentação é de menos de US$ 1 por bebê.

“É preciso promover o debate e ampliar a divulgação e o conhecimento a respeito das ações a serem desenvolvidas no mês Agosto Dourado e na Semana Internacional de Aleitamento Materna”, afirma a deputada.

O público poderá acompanhar o debate e participar da discussão pela internet. 

Foram convidados:
- a médica pediatra Sônia Salviano;
- a médica e mãe, que oferece suporte de informações para mães nas redes sociais e ministra um curso sobre amamentação, Ana Barbara Jannuzzi;
- a dentista e consultora de amamentação, mãe de gêmeos e defensora da amamentação prolongada, Amanda Oliveira;
- a defensora pública federal, mãe, lactante, mestranda em estudos de gênero e feminismo e participante da liderança nacional do movimento Lactantes pela Vacina, Charlene Borges;
- representante do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani); e
- representante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network.

A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 14.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias