O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), entregou nesta quarta-feira, 11, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Defesa Civil Estadual. A entrega ocorreu na sede da Semarh e teve como objetivo implementar e fortalecer a prevenção e o combate às queimadas e incêndios florestais no Estado, durante o período de estiagem.
Os EPIs entregues somam 200 óculos de proteção com ampla visão, 200 pares de luvas de vaqueta tipo petroleira e 110 unidades de balaclava, isto é, capuz de proteção para cabeça e pescoço, que serão usados pelos Bombeiros Militar do Tocantins e pelos brigadistas contratados, que nessa época do ano são fundamentais na prevenção e combate aos focos de calor.
A titular da Semarh, Miyuki Hyashida, destacou a importância de repassar à Defesa Civil os equipamentos de proteção. A gestora disse que somente através de parcerias será possível tirar o Tocantins do ranking das queimadas. “Estamos nessa ação juntamente com o Comitê do Fogo e seus parceiros que muito nos auxilia. Juntos estamos seguindo a orientação do governador Mauro Carlesse no sentido de reduzir drasticamente o fogo no Tocantins”, afirmou.
A gestora também ressaltou a parceria com o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo da Universidade Federal do Tocantins (Cemaf/UFT), que elabora relatórios de áreas queimadas nas Unidades de Conservação (Ucs) do Estado, cicatriz de queimadas ao longo dos anos e estudos sobre focos de incêndios.
Otenente-coronel Erisvaldo Alves, superintendente da Defesa Civil Estadual, esteve na Semarh juntamente com parte da equipe, quando enfatizou a importância da doação dos equipamentos de proteção. “Cada bombeiro, cada brigadista terá mais segurança no combate em campo. Esses EPIs são fundamentais nas ações durante o período de falta de chuvas. Nesta época do ano, além de monitoramento e combate, é essencial a proteção do nosso efetivo”, observou.
Este ano, a compra de equipamentos de segurança e a contratação de brigadistas foram possíveis após assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Semarh e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, que prevê a utilização de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, no valor de R$ 1.300.000,00.