A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apresentou nesta segunda-feira, 2, o Sistema de Gestão das Unidades de Conservação do Tocantins (Gesto), para representantes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Amapá.
A titular da pasta, Miyuki Hyashida, reforçou o ineditismo e eficiência da ferramenta responsável por dar transparência ao processo de gestão das Unidades de Conservação (UCs) no Tocantins. “É um sistema pioneiro no Brasil, que serviu de exemplo para o sistema nacional”, ressaltou. A secretária destacou, ainda, que a gestão eficiente e transparente é uma recomendação do governador Mauro Carlesse.
O Gesto é um sistema de gerenciamento de UCs que engloba desde os trâmites necessários para a criação das áreas protegidas, até sua gestão administrativa e financeira. O Sistema também disponibiliza informações gerais das Unidades de Conservação ao público geral.
A gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Semarh, Cristiane Peres, reforçou que a Semarh é responsável pelo processo de criação das UCs e, para isso, realiza o levantamento das áreas prioritárias para conservação e todos os demais trâmites. Além disso, a Secretaria presta apoio ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que é o órgão responsável pela gestão das UCs no Estado.
O coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da SEMA, Euryandro Ribeiro, adiantou que pretende fazer uso das boas práticas de gestão de UCs do Tocantins em seu estado, o Amapá. “Vamos buscar nos apropriar das técnicas usadas nas Unidades de Conservação daqui. Temos um grande potencial turístico, precisamos desenvolver esse setor, mas temos que aliar aos recursos naturais locais, de modo a não impactar a biodiversidade”, afirmou.
Gesto
O Gesto foi criado em 2011 e passou a ser implementado a partir de 2012. O portal possui informações, notícias, estatísticas e mapas sobre as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) municipais, estaduais e federais, Reserva Extrativista, Monumentos Naturais, além Reservas Particulares do Patrimônio Natural.