Quarta, 24 de Abril de 2024
21°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Curiosidade Exoplanetas

Pela primeira vez, astrônomos avistam um disco de formação de lua ao redor de um exoplaneta

A formação planetária é um processo complexo de várias formas. Mesmo com o influxo de dados sobre exoplanetas, ainda existem apenas dois planetas conhecidos que ainda não estão totalmente formados.

26/07/2021 às 20h05
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/pela-primeira-vez-astronomos-avistam-um-disco-de-formacao-de-lua-ao-redor-de-um-exoplaneta/
Compartilhe:
Disco de detritos ao redor da estrela (esquerda) com close-up do exoplaneta e seu disco (direita). (Créditos: ALMA/Benisty et al.)
Disco de detritos ao redor da estrela (esquerda) com close-up do exoplaneta e seu disco (direita). (Créditos: ALMA/Benisty et al.)

Traduzido por Julio Batista
Original de Andy Tomaswick para o Universe Today

Conhecidos como PDS 70b e PDS 70c, os dois planetas, que foram originalmente encontrados pelo Very Large Telescope, são alguns dos melhores objetos que temos para concretizar nossos modelos de formação planetária. E agora, foi confirmado que um deles tem um disco de formação de lua ao seu redor. Essa percepção adicional veio de observações conduzidas pelo ALMA. Os astrônomos há muito previam que o planeta PDS 70c estava rodeado por tal disco, mas com as imagens que capturaram anteriormente, eles não puderam confirmar sua existência. Agora, foi fisicamente confirmado sem sombra de dúvida. A formação de luas é ainda menos bem compreendida do que a formação planetária neste ponto. Mesmo as origens de nossa própria Lua ainda estão em debate. Mas a descoberta do PDS 70c tem o potencial de esclarecer a criação de pelo menos uma enquanto assistimos. Na verdade, há material suficiente no disco para criar três luas do tamanho da nossa em torno de um planeta semelhante a Júpiter.

O processo de formação de lua também desempenha um papel fundamental na formação planetária, com discos circunplanetários que podem formar luas também influenciando a criação do próprio planeta. Observar a evolução do disco ajudará os cientistas com seus modelos de formação lunar e planetária.

Essa evolução certamente levará milhões de anos, mas até agora PDS 70c é o único planeta conhecido com qualquer tipo de disco circunplanetário.

O mesmo conjunto de dados confirmando sua existência mostrou que seu gêmeo semelhante a Saturno, PDS 70b, não tem um disco que alguns cientistas haviam sugerido anteriormente. Outros podem ser encontrados com telescópios mais poderosos, mas até então este sistema é o melhor que temos.

Dada a sua singularidade, o sistema PDS 70 permanecerá um ponto de destaque com alto poder de observação. Agora há mais um detalhe importante a ser examinado com esses instrumentos – esperançosamente, haverá mais detalhes a serem descobertos também.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 29°C 19°C
Dom 28°C 18°C
Seg 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias