Sábado, 23 de Novembro de 2024
18°C 28°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Proposta susta resolução que corta imposto sobre importação de bens de capital e telecomunicações

Medida em vigor desde março deste ano prevê um corte de 10% nas diferentes faixas da Tarifa Externa Comum praticada no Mercosul

15/07/2021 às 11h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Marcelo Ramos: governo não pode alterar alíquotas sem consultar Mercosul - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado)
Marcelo Ramos: governo não pode alterar alíquotas sem consultar Mercosul - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado)

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 124/21 susta uma resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que reduziu as alíquotas do Imposto de Importação (II) sobre bens de capital e de informática e telecomunicações. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

A Resolução Gecex 173/21 está em vigor desde março deste ano e prevê um corte de 10% nas diferentes faixas da Tarifa Externa Comum (TEC) praticada no Mercosul. Em um anexo, estão relacionados os bens sujeitos às novas alíquotas, que variam de 0% a 14,4%. Na maior parte deles, a redução é de 14% para 12,6%.

“Embora o Poder Executivo tenha competência para alterar as alíquotas do Imposto de Importação, não pode fazê-lo de modo livre e desimpedido, contrariamente à legislação”, disse o autor, deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

“Para que essas alíquotas aplicáveis aos bens de capital e de informática e telecomunicações possam ser legalmente reduzidas para patamares distintos da TEC, é preciso haver autorização específica dos órgãos decisórios do Mercosul, o que só ocorre excepcionalmente”, explicou o parlamentar.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias