A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (14) medidas de liberalização no comércio exterior. A audiência pública atende a requerimento do deputado Zé Neto (PT-BA).
Segundo o parlamentar, o governo tem promovido medidas unilaterais de liberalização do comércio exterior com o objetivo de ampliar importações, mas sem contrapartidas. Ele cita a edição de ato normativo de redução de Imposto de Importação para Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações (BIT).
“A medida unilateral sobre BK e BIT não está vinculada a qualquer negociação de contrapartida na forma de abertura de mercados às exportações brasileiras”, afirma. Segundo Zé Neto, o aumento na importação desses bens, “gera preocupação com a possibilidade de desindustrialização no País, por meio da substituição da produção interna por produtos estrangeiros”.
O público poderá acompanhar e participar do debate pela internet.
Foram convidados:
- o ministro da Economia, Paulo Guedes;
- o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Carlos da Silva;
- o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato;
- o presidente-executivo da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso Dias Cardoso; e
- o professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Uallace Moreira Lima.
O debate será realizado às 16 horas, no plenário 5.
Mín. 17° Máx. 30°