Sábado, 21 de Setembro de 2024
16°C 31°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Estudantes lançam foguetes de garrafa pet para comprovar Lei de Newton

Atividade com alunos do Ensino Médio coloca em prática a teoria da ação e reação

05/07/2021 às 20h25
Por: Redação
Compartilhe:
Estudantes lançam foguetes de garrafa pet para comprovar Lei de Newton

Uma das leis mais famosas da Física diz que “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. Para comprovar a terceira Lei de Newton e vivenciá-la na prática, estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Internacional participam, nesta quarta-feira (7), do tradicional lançamento de foguetes. 

A atividade, que acontece desde 2009, desafia os estudantes a construírem seus próprios foguetes, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet. De acordo com a gestora do Ensino Médio do Colégio Positivo - Internacional, Carla Probst, cada projétil é composto de duas garrafas pet, um pouco de areia, isopor e plástico ou papelão para fazer as aletas (asas). "Os foguetes são encaixados nas bases, feitas de canos de PVC. No momento do lançamento, é colocada água dentro do foguete. Na base, há um pino com entrada de ar (bomba de bicicleta), que dá a pressão para o foguete ser lançado", adianta a educadora.

Toda a atividade é supervisionada por professores, coordenadores pedagógicos e inspetores do Colégio Positivo, para que a tarefa ocorra de forma segura e didática. De acordo com Carla, colocar em prática os conteúdos teóricos significa tirar os alunos da zona de conforto. “Eles podem construir e ver os erros e acertos de algo que estava apenas no papel”, afirma.

O trabalho é avaliado por diversos critérios – entre eles, a criatividade e qualidade do foguete e o alcance mínimo alcançado pelo projétil. "O objetivo é estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico, além de promover o espírito de cooperação e a interação entre os alunos", esclarece Carla.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias