Por: Penélope Coelho
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a população teve que se acostumar com as novas medidas de restrição, lockdown, quarentena e toque de recolher. Nesse período, autocuidado ganhou outro significado, podendo se tornar um momento de paz em meio ao caos que o mundo enfrenta.
Perguntamos à modelo Norma Zuccheratto quais suas dicas de autocuidado para mulheres maduras na situação atual do mundo. Para a ex-professora, a pandemia trouxe o tempo que faltava para reflexão.
“Apesar de ser um fato terrível, a pandemia mudou nossos olhares sobre muitas coisas, tanto individualmente quanto coletivamente”, revelou.
De acordo com Norma, existem diversos cuidados necessários após os 50 anos: “manter a mente, corpo e coração em equilíbrio é fundamental”, afirma. A modelo acredita que tal equilíbrio é importante para conseguir lidar com “os novos desafios e as mudanças que a própria idade nos traz”.
Zuccheratto nos revelou o ‘segredo’ de se manter saudável e seguir com a carreira de modelo depois dos 50: “Se alimentar bem, manter dieta alimentar com alimentos saudáveis; beber água; evitar açúcar e sal em excesso; evitar todos os excessos, praticar algum esporte. É maravilhoso, pratico Kung-fu, amo! Não fico sem”.
Norma afirma que após se tornar modelo, em 2019, os cuidados com si mesma se intensificaram, mas, também houve uma mudança interna: “Os cuidados que já existiam se intensificaram: saúde corporal, física, mental, estética, emocional [...] Esse empoderamento e autoconhecimento me deixaram muito mais segura para enfrentar os mais diversos desafios tanto na carreira de modelo como na vida. À medida que nos observamos cuidamos melhor de nós mesmos”, afirmou.
A modelo revela que não vive sem protetor solar, cremes, hidratantes corporais, maquiagem e batom. Contudo, para além dos produtos, a modelo reitera a importância de manter os exames em dia e se consultar com seu médico para manter uma rotina saudável: “Cada pessoa precisa de um cuidado específico e esse profissional foca a questão de cada um”, diz Norma.
De acordo com Zuccheratto, para além do skincare, autocuidado é acima de tudo “ter coragem de se olhar e observar os pontos que precisa melhorar, desafiar a si mesmo e fazer o que é preciso fazer. Enfrentar as dificuldades, quebrar barreiras do medo [...] Entender-se. Perdoar-se. Se amar já é um ato de autocuidado".