Domingo, 28 de Abril de 2024
22°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Mulher Sociedades Coletoras

As mulheres caçam na maioria das sociedades coletoras, usando suas próprias ferramentas e estratégias

Uma grande razão pela qual esses casos foram negligenciados tem a ver com viés científico.

30/06/2023 às 18h18
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/as-mulheres-cacam-na-maioria-das-sociedades-coletoras-usando-suas-proprias-ferramentas-e-estrategias/
Compartilhe:
As mulheres inuítes, como muitas ao redor do mundo, caçavam a comida para sua comunidade. (Alison Wright/Getty Images)
As mulheres inuítes, como muitas ao redor do mundo, caçavam a comida para sua comunidade. (Alison Wright/Getty Images)

Os papéis dos caçadores-coletores na sociedade humana não são tão marcados pelo gênero quanto os antropólogos e arqueólogos tradicionalmente acreditam, com narrativas de ‘homem caçador’ e ‘mulher coletora’ desmoronando diante de novas evidências.

Nos últimos anos, sítios antigos em todo o mundo, sugerem fortemente que as mulheres pescavam, caçavam grandes animais e iam à guerra ao lado dos homens há muitos milênios.

Na verdade, elas continuam.

Apesar do que os estereótipos modernos de gênero querem que você acredite, uma nova análise de uma ampla gama de sociedades coletoras no século passado revelou que vários de seus caçadores eram mulheres.

A revisão de dados, liderada por Abigail Anderson, da Seattle Pacific University, considera 63 sociedades forrageadoras modernas, incluindo as das Américas, África, Austrália, Ásia e região oceânica. Cerca de 80% dessas sociedades mostram evidências da caça feminina em relatórios etnográficos dos últimos 100 anos.

Na maioria desses casos, havia documentação clara que descrevia mulheres perseguindo e caçando intencionalmente, não apenas matando um animal se surgisse a oportunidade. Nas sociedades em que a caça era a fonte mais importante de alimento, as mulheres participavam ativamente da caça, 100% do tempo.

Em vez de ficar para trás com as crianças, as caçadoras geralmente traziam crianças tão pequenas quanto bebês para o passeio. Além disso, o cuidado das crianças não sofre como resultado da caça feminina.

“A ideia de que as mulheres são prejudicadas pela criação dos filhos e, portanto, não podem caçar, é uma área em que a coleta crescente de dados e a interpretação cuidadosa estão acrescentando uma lente muito mais rica à nossa compreensão das estratégias de mobilidade humana”, explicam os pesquisadores.

“Mulheres em sociedades de forrageamento em todo o mundo, historicamente participaram e continuam a participar da caça, independentemente do status de procriação”.

Quanto mais os especialistas buscam indícios do homem como exclusivo perseguidor e caçador de presas, proposto pela primeira vez por antropólogos na década de 1960, mais espúrios eles parecem.

A julgar pelas evidências, as mulheres têm desempenhado um papel instrumental, embora historicamente negligenciado, na sobrevivência humana, fornecendo grande parte da proteína consumida pelas sociedades de forrageamento, ao mesmo tempo, em que criam a próxima geração.

Em comparação com os caçadores do sexo masculino nessas mesmas comunidades, as caçadoras geralmente empregam suas próprias estratégias e kits de ferramentas para capturar e matar presas.

As ferramentas de caça usadas pelas mulheres Agta nas Filipinas, por exemplo, são “notavelmente diferentes das dos homens Agta“, que tendem a se limitar a arcos e flechas. As mulheres são mais propensas a misturar com facas e tendem a caçar em equipes durante o dia, em vez de sozinhas à noite, como muitos dos homens.

“Além das escolhas de armas, as mulheres empregam ainda mais flexibilidade nas estratégias de caça em comparação aos homens”, observam os pesquisadores.

“Por exemplo, as mulheres caçam com uma variedade de parceiros, incluindo seus maridos, outras mulheres, crianças, cachorros, bem como caçam sozinhas. Em contraste, os homens caçam principalmente sozinhos, com um único parceiro (sua esposa) ou com um cachorro.”

As caçadoras também mostram especialização em quais presas visam.

Na sociedade Tiwi da Austrália, por exemplo, as mulheres caçam regularmente pequenos animais, enquanto os homens caçam os maiores. Já na sociedade Matses da Amazônia peruana, as mulheres são especializadas na caça de grandes animais com paus e facões.

Uma grande razão pela qual esses casos foram negligenciados tem a ver com viés científico.

Devido aos estereótipos de gênero modernos, por exemplo, os arqueólogos frequentemente assumem que os restos humanos encontrados perto de armas vikings eram do sexo masculino. Análises recentes, no entanto, descobriram que nem sempre é esse o caso. Mulheres guerreiras podem ter existido, embora em número muito menor.

“O viés do pesquisador molda a interpretação dos dados pela ciência e cabe a cada geração de cientistas garantir que os paradigmas se encaixem nos dados existentes”, escrevem Andersen e seus colegas.

“[O] número de anedotas sobre mulheres pegando armas e ferramentas interpretadas como violentas” é extenso no tempo e no espaço, tornando esses exemplos mais um padrão de comportamento feminino do que uma anedota.”

As mulheres, ao que parece, têm feito malabarismos com os papeis de caçadoras, coletoras, pescadoras e mães desde o início.

O estudo foi publicado no PLOS ONE.

Por Carly Cassella
Publicado no ScienceAlert

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 29°

Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias