Sexta, 19 de Abril de 2024
24°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Brasil Brasil

Osmar Terra diz que fim da pandemia 'não vai demorar muito'

Ex-ministro fez estimativa ao ser cobrado na CPI sobre diversas projeções erradas feitas desde os primeiros casos de covid no Brasil

22/06/2021 às 18h17
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:
Terra afirmou erradamente que pandemia terminaria ainda em abril de 2020 - (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - 22.06.2021)
Terra afirmou erradamente que pandemia terminaria ainda em abril de 2020 - (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - 22.06.2021)

O ex-ministro da Cidadania Osmar Terra deu nesta terça-feira (22), na CPI da Covid, uma nova previsão sobre o fim da pandemia ao ser cobrado durante seu depoimento pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) sobre diversas projeções suas minimizando a crise sanitária desde o início de 2020. 

"No início de janeiro, nós não tínhamos ainda a vacina, e as pessoas estavam questionando: 'Quando é que termina essa pandemia?'. Eu disse: 'vai terminar quando tiver, ou com vacina, ou sem vacina, um número grande de pessoas imunizadas. É isso que vai acontecer, nós vamos somar as pessoas imunizadas com as vacinas e termina. Quando é que vai acontecer? eu acho que não vai demorar muito", disse em seu depoimento.

"Vamos torcer para que, desta vez, o senhor acerte a previsão", respondeu o senador Alessandro Vieira. 

Terra descartou efeitos mais graves do novo coronavírus no Brasil desde antes dos primeiros casos confirmados, em fevereiro de 2020. Logo nos primeiros meses da quarentena, ele também chegou a afirmar que a crise acabaria ainda em abril daquele ano.

Em dezembro, pouco antes da explosão de casos e do colapso hospitalar no estado de Amazonas, o deputado voltou mais uma vez a prever o fim da pandemia. "Repique indica que vírus adquiriu massa crítica de contágio para chegar logo na imunidade de rebanho( 85 a 90% população). (...) Assim estaríamos na reta final da pandemia que deve se resolver em semanas", escreveu em suas redes sociais. 

Como justificativa para os erros, Terra citou dados preliminares da China e o surgimento da variante Gama, em Manaus, para justificar suas previsões erradas. "O que eu falei desde o início é que nós não previmos as novas cepas, que não teve nas outras pandemias. Eu estava trabalhando com os dados que eu tinha, os dados das pandemias anteriores, e da China", afirmou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 14h15 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias