Com o ar polar que avançou sobre o país se afastando nos próximos dias e uma massa de ar seco ganhando força no Brasil Central, um bloqueio atmosférico se estabelece e muda a direção de ventos no interior do país. Antes, ventos frios vindos das direções sul e sudeste vinham predominando sobre o centro-sul do Brasil. Com o bloqueio, ventos quentes das direções norte e nordeste vão soprar por vários dias pelo interior do Brasil, ajudando a aquecer o ar, junto com muitas horas de sol forte. Isto vai fazer com que muitas regiões voltem a sentir calor, principalmente durante as tardes. A combinação de tempo aberto e horas consecutivas de sol forte promete tardes com temperaturas máximas bastante altas!
Esse período de temperaturas muito acima da média no inverno é chamado de VERANICO. O terceiro veranico deste ano já começa na próxima quarta-feira, dia 20, e pode se estender até o dia 25 de agosto.
Estamos falando de calor de 38°C a 40°C para os próximos dias em quase todo o Centro-Oeste, com destaque para o estado de Mato Grosso e parte de Goiás. O interior de São Paulo e cidades do norte e noroeste do Paraná, podem ter picos de calor com máximas de 33°C a 35 °C. E no Rio de Janeiro, a temperatura promete ultrapassar os 30 °C a partir do meio da próxima semana.
Vale lembrar que nas capitais do Sul e em quase todas as capitais do Sudeste, a temperaturas médias para agosto ainda são relativamente baixas. As maiores médias de temperaturas em agosto ainda se concentram sobre o Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste. Em Cuiabá, por exemplo, a temperatura máxima média de referência para agosto é de 34,7 °C; em Goiânia, esta média fica em torno de 32°C. A Climatempo prevê vários dias com máximas em torno de 39°C ou 40 °C!
A falta de chuva por vários dias consecutivos e o aumento de temperaturas vão deixar o tempo ainda mais seco do que já está, o que agrava o risco para doenças respiratórias! Será uma semana com muita atenção para hidratação, porque a umidade relativa do ar continua abaixo do ideal, principalmente no Brasil Central. O nível de umidade recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é em torno de 60%.
E não para por aí! Este período de calor intenso será curto e a Climatempo mantém a previsão de uma forte massa de ar polar na virada de agosto para setembro.