Guarulhos/SP - A Polícia Federal prendeu, entre os dias 30/11 e 1/12, no Aeroporto Internacional de São Paulo, nove passageiros de voos internacionais com drogas nas bagagens. Em 10 ações distintas realizadas junto aos balcões de check-in, controle migratório e porões de bagagens despachadas, foram apreendidos mais de 70 kg das drogas cocaína e haxixe.
No sábado (30), foram realizadas 5 prisões. Com um brasileiro, que pretendia embarcar para Hong Kong, na China, quase 6 kg de cocaína foram encontrados dentro de embalagens para refresco em pó. Dentro de quatro malas pertencentes a um nigeriano que embarcaria para Addis Ababa, na Etiópia, policiais federais, com o auxílio de cães farejadores, encontraram mais de 5 kg de cocaína ocultos em suas estruturas. Uma brasileira tentou embarcar para Paris, na França, com mais de 1 kg de cocaína oculto em suas roupas íntimas. No controle migratório, uma venezuelana foi detida com 3 kg de cocaína em fundos falsos de sua bagagem de mão. A mulher pretendia embarcar para Joanesburgo, na África do Sul. Dezesseis tijolos compostos por cocaína prensada, cujo peso somou 16 kg, foram encontrados dentro de duas mochilas pertencentes a uma brasileira que viajaria para a cidade do Porto, em Portugal.
No domingo (1/12), os policiais foram acionados em razão de uma mala, sem identificação, ter sido encontrada pelos funcionários que processam as bagagens junto às esteiras. A mala foi submetida ao raio-x e foi detectado conteúdo suspeito. Após a realização da perícia na bagagem suspeita, foram encontrados mais de 20 kg de cocaína, cujo destino seria a França. Foi instaurado inquérito policial para se apurar os responsáveis pela tentativa de inserção do material ilícito. Em outra ação, quase 3 kg de cocaína foram encontrados dentro de latas que estavam na mala de uma venezuelana que pretendia embarcar para Addis Ababa, na Etiópia. Para o mesmo destino, foram interceptados outros 3 kg de cocaína que estavam ocultos em fundos falsos da mala pertencente a um brasileiro. Proveniente de Frankfurt, na Alemanha, um brasileiro foi flagrado por servidores da Receita Federal com quase 13 kg de haxixe. A droga estava dividida em 256 volumes ocultos em fundos falsos de uma mala. A última prisão do fim de semana foi de uma mulher, nacional do Peru, que pretendia embarcar para Amsterdã, na Holanda, levando 2 kg de cocaína ocultos também em um fundo falso da sua mala de viagem.
Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Contato: (11) 2445-2212