Terça, 19 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Polícia Federal Operação

Operação Ófelos investiga fraudes em solicitações do Auxílio Emergencial no Acre

Operação Ófelos investiga fraudes em solicitações do Auxílio Emergencial no Acre

15/01/2021 às 12h19 Atualizada em 15/01/2021 às 15h19
Por: Redação
Compartilhe:
Operação Ófelos investiga fraudes em solicitações do Auxílio Emergencial no Acre

Rio Branco/AC - A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (15/01/2021) a Operação ÓFELOS, para combater fraudes na concessão do auxílio emergencial, instituto que teve mais de 60 milhões de beneficiados, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Policiais federais deram cumprimento a 2 mandados de busca e apreensão, na cidade de Cruzeiro do Sul/AC.

 

As medidas são parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), no escopo de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.

 

A linha de trabalho adotada importa que os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares são processados dentro de ferramentas estabelecidas pela Polícia Federal, buscando identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes com denominadores comuns (fraudes estruturadas). O objetivo é desarticular ações que causam graves malefícios ao programa assistencial e, por consequência, atingem à toda a parcela da população que necessita dos valores.

 

Importante destacar à população que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da Polícia Federal e das demais instituições integrantes da EIAFAE. Portanto, se orienta fortemente àqueles que requereram e receberam as parcelas não preenchendo os requisitos do Art. 2º da Lei nº 13.982/2020 que realizem a devolução dos valores, sob pena de estarem passíveis de ter sua ação objeto de investigação criminal.

 

Durante os trabalhos a polícia federal conseguiu ainda recuperar uma moto roubada que estava na casa de um dos suspeitos.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Contato:

*** O nome da Operação faz alusão a expressão grega "ÓFELOS", que significa "benefício" em Grego, haja vista que a dupla envolvida nos mandados eram os beneficiados de fraudes nos pagamentos de auxílio emergencial (Lei 13.982/2020), constantes da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial - BNFAE.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 31°

Qua 33°C 20°C
Qui 31°C 19°C
Sex 24°C 16°C
Sáb 18°C 16°C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias