O Brasil registrou, no último trimestre de 2020, o maior nível de insegurança alimentar grave desde 2004, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. São aproximadamente 19 milhões de brasileiros passando fome. Com as atividades baseadas quase que totalmente no turismo, Morretes foi uma das cidades mais afetadas no Paraná durante a pandemia. De acordo com levantamento realizado pela Universidade Estadual de Londrina, mais de 40% da população ativa do município está empregada direta ou indiretamente pelo setor de turismo.
Foi nesse cenário que a Serra Verde Express, empresa que opera o passeio turístico de trem de Curitiba a Morretes, realizou uma campanha de arrecadação de alimentos. Durante o mês de maio foram levantados mais de 400 kg que serão doados, em parceria com a Secretária de Ação Social de Morretes, para famílias locais. A entrega acontece nesta quinta-feira, 3 de junho, às 13h, no desembarque do trem, na Estação Ferroviária da cidade.
Para o diretor da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho, a preocupação com o município do litoral paranaense deve ser constante. “Sabemos que, com a pandemia, o setor de turismo foi um dos mais afetados. Mas, não só isso, o aumento da fome e da desigualdade social também são reflexos desse período. Ficamos felizes em poder contribuir, por meio dessa campanha, para a vida de pessoas em vulnerabilidade social”, ressalta.