Sexta, 26 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Mulher Mulheres

Pesquisa sobre segurança de mulheres em protestos na América Latina

Conduzida pela antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, “Amiga, chegou?” traz resultados de pesquisa qualitativa realizada com ativistas argentinas, brasileiras e chilenas

26/04/2021 às 19h20
Por: Redação
Compartilhe:
Pesquisa sobre segurança de mulheres em protestos na América Latina

A ARTIGO 19, organização que atua pela defesa e promoção do direito à liberdade de expressão e manifestação e acesso à informação, acaba de lançar a publicação “Amiga, chegou? Cuidado e segurança de mulheres em protestos na América Latina”. Conduzido pela antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, professora de Desenvolvimento Internacional da University of Bath (Reino Unido), o documento traz os resultados de uma pesquisa qualitativa para identificar os principais desafios, riscos e vulnerabilidades que diferentes tipos de mulheres possuem em contextos de protestos e apontar as estratégias de cuidado que as ativistas têm desenvolvido para mitigar tais desafios.

Segundo o documento, a segurança das mulheres precisa ser pensada de forma holística, refletindo sobre os cuidados que envolvem o antes, o momento da manifestação, a volta pra casa e as violências que ainda seguem pós protestos. Deve-se discutir estratégias políticas transversais que encorajem as mulheres a ocupar as ruas; evitar perseguições, intimidações e ameaças da família, da comunidade, no transporte público e nas universidades; e proteger suas imagens de circularem de forma depreciativa e violenta em espaços virtuais, que se caracterizam por uma escalada de ataques a ativistas feministas. Além disso, essa segurança precisa ser elaborada de forma interseccional, para que seja capaz de atender às demandas e necessidades dos diferentes grupos de ativistas que protestam por seus direitos.

 

Por último, é fundamental destacar que, assim como a violência sexista é estrutural, as lutas também são. No entanto, ações de cuidado e produção de manuais, workshops e utensílios de proteção têm um papel importantíssimo na promoção do acolhimento e para dar sentido para as mulheres que se constroem na luta. “O cuidado feminista, mesmo que paliativo por solucionar problemas pontuais, é transformador por construir entre as mulheres uma relação de proteção que rompe com a lógica patriarcal”, explica Denise Dora, diretora-executiva da ARTIGO 19. “A medida protetiva para mulheres mais eficiente que existe é o próprio protesto. É nele que se luta para acabar com a lógica sexista, racista, heteronormativa e autoritária do patriarcado”, completa.

 

“Amiga, chegou?” está disponível para download em português, espanhol e inglês no site da ARTIGO 19: http://bit.ly/Amiga-Chegou

 

#LivreParaProtestar

A publicação “Amiga, chegou? Cuidado e segurança de mulheres em protestos na América Latina” integra a campanha #LivreParaProtestar, que busca discutir a importância da efetivação do direito de protesto e alertar sobre as restrições que vêm avançando no Brasil em relação a manifestações, destacando sua relação com a liberdade de expressão, democracia e a conquista ou defesa de outros direitos. É uma iniciativa da ARTIGO 19 em aliança com diversas organizações envolvidas com o tema que se uniram para provocar discussões e reflexões.

 

Sobre a ARTIGO 19

 

A ARTIGO 19 é uma organização não-governamental que atua pela defesa e promoção do direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. No Brasil desde 2007, desenvolve ações e parcerias distribuídas em cinco frentes: Direitos Digitais; Transparência e Acesso à Informação; Espaços Cívicos, em especial sobre liberdade de manifestação; Liberdade de Mídia; e Proteção a Comunicadores e Defensores de Direitos Humanos. Fundada em Londres em 1987, a ARTIGO 19 também conta com escritórios em Bangladesh, Estados Unidos, Inglaterra, México, Quênia, Senegal e Tunísia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias