O Comitê Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) iniciou os trabalhos em 2017, com o principal objetivo de aumentar a participação das mulheres nas decisões do sistema Confea/Crea - que representa os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. Atualmente, mais de 85 mil profissionais estão cadastrados no Crea-PR, destes, 15% são mulheres. No quadro de conselheiros titulares e suplentes, elas representam 10%. Além disso, muitas atuam como inspetoras ou em cargos de direção nas entidades de classe e instituições de ensino. Durante a pandemia, estão sendo realizadas reuniões on-line em todas as regionais do Conselho – Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa – para fortalecer os Comitês.
Os Comitês Regionais auxiliam na busca pela representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais, avaliam e sugerem ações conjuntas; multiplicam projetos e ações de interesse feminino das Engenharias, e contribuem com efetividade nos eventos do Conselho nas regionais. “Estamos conquistando cada vez mais espaço em todos os setores, graças ao desempenho em cargos relevantes e trabalhos científicos, administrativos, no empreendedorismo, nas finanças. Há um grande leque de funções que as mulheres desempenham”, destaca a coordenadora do Comitê Mulheres, Karlize Posanske da Silva.
A coordenadora do Comitê na Regional Maringá do Crea-PR, Engenheira Civil, Keila Regina Uezi, se sente honrada por ter sido eleita. “Essa regionalização possibilita a efetiva participação de profissionais mulheres que tenham motivação alinhada aos objetivos do comitê, na busca de maior representatividade, valorização e igualdade de oportunidades. Além de possibilitar a ampliação das ações para todas as profissionais ou acadêmicas de Maringá, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí”, ressalta.
Ela ainda complementa que a Regional Maringá, assim como as demais regionais, estará sempre em alinhamento às diretrizes e prazos do Comitê estadual. “Dentre as ações iniciais a serem realizadas regionalmente, entendo ser necessária a divulgação do Comitê Mulheres, trazendo esclarecimentos dos seus objetivos e metas, visando a ampliação de profissionais e acadêmicas inscritas”, finaliza.
As profissionais registradas no Crea-PR que têm interesse em participar do Comitê Mulheres, por meio das regionais, podem inscrever-se no link: forms.gle/bfEf3gxeCrVq9k7Y6.