Depois das comemorações de fim de ano e férias de verão, chegou a hora de trazer novos ares para a decoração do lar. Com tantas mudanças em 2020, alguns conceitos ganharam evidência para deixar a decor mais coerente com o momento. Pensando nisso, alguns arquitetos selecionaram as principais tendências de decoração para 2021 .
Nesta temporada, o foco continua no bem-estar da família e na logística da nova rotina, que inclui o home office . Sendo assim, as dicas dos especialistas podem transformar a sua casa - e deixá-la mais atual e moderna de acordo com as mudanças do ano. Confira!
Os dispositivos smart vem recebendo cada vez mais espaço e destaque nos ambientes. O que antes estava somente nas áreas de convívio, agora chegou a todos os espaços da casa, inclusive o banheiro. Assim, segundo a arquiteta Daniela Barranco, apostar na tecnologia como sinônimo de conforto é uma das principais tendências de decoração para 2021.
O design biofílico (conceito focado no amor pela vida ou por organismos vivos) já ficou famoso em 2020, mas é neste ano que realmente se consolidará no mercado. Para mais sofisticação, a arquiteta Alessandra Gandolfi recomenda explorar a pluralidade das espécies de plantas e compor um mosaico orgânico na parede de casa, com destaque para a área externa.
Além das plantas, utilizar materiais naturais também é uma forma de se conectar com a natureza. Especialmente para quem mora em um apartamento com metragem reduzida e/ou na região urbana, essa pode ser uma boa solução para aderir à tendência de decoração. Uma dica da arquiteta Bruna Souza é investir nas ripas de madeira como destaque do cômodo.
Outra tendência de decoração que promete fazer muito sucesso em 2021 é o uso de cores vibrantes nas paredes. Entretanto, para quem busca uma intervenção mais prática, leve e delicada, os arquitetos Ary Polis e Renan Mutao recomendam aplicar o conceito em obras de arte, quadros e itens decorativos variados.
De acordo com a arquiteta Paula Marcondes, é possível transmitir personalidade ao ambiente, sem perder a sensação de leveza e acolhimento. Uma ótima sugestão para seguir essa tendência é combinar diferentes texturas na decoração, como o tricô e a madeira, por exemplo. Use a criatividade!
Colaboração: Ary Polis e Renan Mutao, arquitetos do Studio Architetonika Nomad; Bruna Souza, arquiteta do BE Studio; Paula Marcondes, Daniela Barranco e Alessandra Gandolfi, arquitetas | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha