Sexta, 29 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Turismo Fotografia

Fotografia de viagem: confira quatro dicas para fazer belos registros

Fotografia de viagem: confira quatro dicas para fazer belos registros

10/01/2021 às 07h45 Atualizada em 10/01/2021 às 10h45
Por: Redação
Compartilhe:
Fotografia de viagem: confira quatro dicas para fazer belos registros
source
Fotógrafos experientes sugerem o que fazer para que seus posts nas redes sociais e álbuns de fotografias de viagens fiquem cada vez mais bonitos
Banco de imagens/Pixabay
Fotógrafos experientes sugerem o que fazer para que seus posts nas redes sociais e álbuns de fotografias de viagens fiquem cada vez mais bonitos

Conseguir captar os melhores momentos e paisagem de um destino é o desejo de muitas pessoas ao viajar. Mas a falta de técnica e conhecimento sobre fotografia pode atrapalhar o resultado final dos registros. Com alguns direcionamentos, é possível melhorar as fotos que se tira para fazer sucesso nas  redes sociais e montar um álbum de viagem de encher os olhos.

O iG Turismo conversou com os fotógrafos Marlon Diego e Ygor Marques, que apontaram algumas dicas para resolver os problemas e acertar cada vez mais nos cliques das viagens. Confira. Invista em ângulos diferentes De acordo com Ygor, é preciso calcular bem o que aparece na sua fotografia, levando em consideração o que aparece na frente, em primeiro plano e o que está no fundo. Muitas vezes, as pessoas consideram apenas o primeiro plano, deixando de lado detalhes importantes que podem fazer a imagem ficar mais bonita ou desvalorizá-la esteticamente. "Evite posar de qualquer jeito em lugares visualmente poluídos, com muitos elementos, como diversos postes, fios expostos ou transições de paredes. É bom ficar atento para não fazer uma foto com um poste saindo por trás da cabeça ou uma placa esquisita quebrando o clima da foto. Se a foto for mais da paisagem, experimente brincar com a semiótica do lugar. Ouse bastante. Tem regra que é para ser quebrada também", diz Marlon. Ygor concorda que inovar também pode ser uma boa estratégia quando se trata de ângulos. Você pode conseguir uma foto muita bonita que ninguém tem igual. "Invista em novos ângulos, seja abaixando, subindo num muro. Tente olhar em volta para conseguir o melhor local para sua fotografia", diz o fotógrafo.

Banco de imagens/Pixabay
"Invista em novos ângulos, seja abaixando, subindo num muro. Tente olhar em volta para conseguir o melhor local para sua fotografia", diz o Ygor Marques

Cuidado com a sombra Tome cuidado com as sombras, dependendo do horário. Quando o sol está a pino, a luz fica "dura". E isso pode dar um resultado um pouco ruim a algumas fotografias. Para fotos com menos sombras, evite fotografar em locais totalmente exposto à luz dura, como a do meio dia. "Perto do meia dia é a hora em que o sol está mais alto, o que faz com que todas as sombras sejam projetadas para baixo, marcando o seu rosto e trazendo um resultado indesejado para a sua fotografia" explica Ygor. "Se posicione em lugares que facilitem sua composição. Fique atento à postura do corpo, aproveitando essas as luzes pra compor algo diferente. Experimente usar sombras fortes, criando imagens diferentes, cenas contrastadas, ou até mesmo em preto e branco", sugere Marlon.

Banco de imagens/Pixabay
"Experimente usar sombras fortes, criando imagens diferentes, cenas contrastadas, ou até mesmo em preto e branco", sugere Marlon Diego

Tire mais de uma foto De acordo com Marlon Diego, dá para experimentar fazer diversas fotos de um mesmo lugar, explorando ângulos diferentes e luzes. "Dá até pra mexer na composição de uma cena tirando algo do lugar, sentando mais pro lado do quadro, interagindo com o local, pra deixar mais a sua cara. Vá construindo uma narrativa de acordo com o que te deixa mais à vontade ali", sugere Marlon. Para quem usa câmeras com mais recursos, ele diz que é possível "brincar" mais com os resultados finais. "Se estiver usando uma câmera que possibilita a mudança de lentes, dá para experimentar fechar mais o quadro da foto ou abrir e fazer uma foto com grande angular. Se estiver em um lugar movimentado, experimente brincar com a velocidade do obturador e deixar os passantes "borrados", baixando a velocidade do disparo", explica Marlon. "Não tenha vergonha de fazer uma sessão de fotos. Até conseguir a fotografia ideal, você vai precisar trabalhar muito para isso. Tire várias fotos, mesmo que gere centenas de imagens similares, uma delas pode ser a que você tanto procura", diz Ygor Marques.

Uma busca rápida no Pinterest com o nome do destino para onde você vai%2C pode garantir várias ideias para repetir em suas fotografias.
Banco de imagens/Pixabay
Uma busca rápida no Pinterest com o nome do destino para onde você vai, pode garantir várias ideias para repetir em suas fotografias.

Busque referências antes de viajar De acordo com Marques, exercitar o olhar é uma das melhores estratégias para fazer suas próprias boas fotografias. "Pesquise imagens dos locais para onde vai viajar, que vai conseguir encontrar bastante material para ajudar na hora da sua selfie", afirma Marques. A sugestão de Marlon Diego é usar o "Pintrest", que é uma plataforma que reúne vários tipos de produções artísticas, inclusive fotografias. Nela, é possível pesquisar com palavras chaves relacionadas ao que você vai fotografar. "Tem muito conteúdo bacana e até de dicas para conseguir chegar aos resultados lá expostos. Outra dica mais simples é seguir ‘tags’ do Instagram. Dá para achar contas que reúnem fotos profissionais e amadoras que servem de base para quem tá buscando algo diferenciado, e o melhor é que dá pra acessar do celular, em qualquer lugar com internet", afirma Marlon. Uma busca rápida no Pinterest com o nome do destino para onde você vai, pode garantir várias ideias para repetir em suas fotografias.

Fonte: IG Turismo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias