Com a chegada de 2021, é comum criarmos resoluções e metas para sermos melhores no período que está começando. Em tempos de pandemia, os temas ligados à preservação do meio ambiente ganharam ainda mais força e visibilidade. O consumo exacerbado e sem preocupação com os alimentos e embalagens é considerado um dos principais problemas atuais relacionados ao assunto.
Você já parou para refletir sobre essas questões? Para te ajudar a definir e colocar em prática resoluções sustentáveis , Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a, separou algumas dicas simples e importantes para consumir de forma mais consciente no dia a dia. Confira!
Procure saber sobre a origem, fabricação, distribuição, composição e embalagem dos produtos que consome. Uma marca responsável deverá apresentar todas essas informações nítidas nos rótulos, site e redes sociais. A profissional afirma que aqueles que possuem certificações, como o selo cruelty-free (que indica que o item não é testado em animais ), são ainda mais confiáveis.
Após adquirir essa consciência, uma das suas resoluções de Ano-Novo pode ser buscar produtos menos agressivos ao meio ambiente e, quando possível, que gerem impacto positivo ou que transformem problemas em soluções. Sempre pense nas consequências do produto no pré, durante e pós vida útil, além do destino que ele terá.
As famosas ecobags são a alternativa ideal e ecológica, como o próprio nome já diz, para as convencionais sacolas plásticas, que prejudicam o meio ambiente e demoram cerca de 100 a 400 anos para se decompor. Em 2021, já passou da hora de se adaptar a essa opção prática e fácil de carregar, certo? Outras possibilidades são os saquinhos feitos de rede de pesca retiradas dos oceanos ou as tradicionais caixas de papelão que os mercados fornecem gratuitamente.
Para combater os efeitos nocivos do efeito estufa, fazer a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável é extremamente importante. Isso porque o descarte de resíduos em locais impróprios, como os aterros, causa prejuízos e polui o meio ambiente. Além disso, quando você faz a separação correta do lixo, aumenta a chance de serem reutilizados e reaproveitados por cooperativas. Que tal incluir essa ideia entre as suas resoluções de Ano-Novo?
Um eletrodoméstico de casa quebrou? Antes de torná-lo mais um resíduo, estude as possibilidades de atualização ou reparo do produto. Além de, muitas vezes, sair mais barato do que comprar um novo, você deixa de gerar mais lixo no planeta. A indústria trabalha com atualizações constantes para que aquilo que você tem se torne "antigo" em pouco tempo. Portanto, driblar esse ritmo é fundamental para o consumo consciente.
As listas são ótimos guias reguladores para você manter o foco das compras. Fazê-las em casa, buscando realmente as necessidades, e segui-las na hora de comprar evita o consumo por impulso (e talvez até desnecessário). Fica a dica para as suas resoluções de Ano-Novo.
Às vezes, uma vida mais sustentável pode parecer algo distante e difícil, mas não é bem assim. Por isso, é muito importante dar o exemplo e mostrar que pequenos hábitos podem contribuir muito para o meio ambiente. Atitudes simples, como fazer o descarte do lixo da forma correta, ou não desperdiçar alimentos no dia a dia, são inspirações positivas para outras pessoas. Portanto, a dica é aproveitar essas resoluções de Ano-Novo para estimular a qualidade de vida e a sustentabilidade na dinâmica social!
Colaboração: Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha