O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) registrou em 2020, no Paraná, aumento de 34% no valor dos contratos com o setor de comércio e serviços, na comparação com o ano anterior. O crescimento ocorreu por conta do Recupera Sul, programa desenvolvido pelo banco para oferecer capital de giro e possibilitar que as empresas pudessem se manter durante a crise causada pela pandemia.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado obteve saldo positivo de 33.615 vagas com carteira assinada, entre janeiro e outubro.
Para o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley, estes recursos foram fundamentais para a retomada da economia do Estado com a contratação de mais mão de obra, abertura de novos empregos e geração de renda.
Ele destaca que o BRDE bateu recordes em investimentos no ano de 2020. “Nós recebemos uma demanda de 2.735 pedidos de financiamentos de janeiro a dezembro de 2020, sendo 1.040 delas requisições concentradas de 23 de março a 09 de abril, semanas onde a crise do coronavírus começava a se estabelecer no País”, explica Bley. “Entendendo a necessidade do mercado, o BRDE criou este produto novo, oferecendo capital de giro”.
CRESCIMENTO ECONÔMICO - O BRDE Recupera Sul é um programa emergencial de crédito para recuperação da economia na região Sul do País. Ele tem a finalidade de prover capital de giro nas modalidades de microcrédito (de forma indireta) e crédito empresarial (de forma direta e indireta) para as empresas na recuperação da economia, frente à retração advinda da Covid-19, de modo a possibilitar a retomada do crescimento econômico, com a geração de emprego e renda.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br