Assumir sua idade, história e quem realmente você é… Não há nada mais bonito do que isso. Cada vez mais mulheres estão optando por deixar de lado os padrões estéticos e assumindo seus corpos, feições e cabelos naturais . Por isso, conversamos com Nathan Paschoal, cabeleireiro do salão Jacques Janine, para dar algumas dicas de cuidados com fios brancos . A ideia é tornar o momento de transição para o grisalho mais leve. Confira!
Com certeza, uma das partes mais complexas do processo de transição é o período em que o cabelo branco natural está crescendo, criando uma diferença muito grande entre a raiz e o restante do fio, que ainda está pintado com alguma cor. No início ainda dá para disfarçar, mas uma boa dica nesses casos é apostar nas mechas. A pigmentação pode ajudar a mesclar as duas partes, deixando o visual mais harmônico.
O tom prateado pode vir a amarelar muito facilmente, caso não receba a atenção necessária. Vale ressaltar que deixar o cabelo natural não é nenhum sinônimo de descuido. Para manter os fios brancos e neutralizá-los com outras tonalidades, são indicados shampoos específicos para grisalhos/loiros com pigmentos acinzentados ou violetas. A aplicação normalmente é feita a cada 15 dias.
Muita gente não sabe, mas a melanina (que é responsável pela cor do cabelo) também acaba prejudicando a maciez dos fios. Por isso, é extremamente importante hidratar ainda mais os cabelos grisalhos e brancos, já que eles têm uma tendência maior ao ressecamento.
Ainda por conta do ressecamento e dos fios rebeldes, é essencial evitar o máximo possível secadores de cabelo, babyliss e chapinhas. Tudo isso para evitar que as madeixas fiquem quebradiças, permanecendo sempre saudáveis. Caso você curta muito o resultado trazido por esses aparelhos, aplique pelo menos algum produto finalizador com proteção térmica, para minimizar os danos causados.
Além de serem prejudiciais à pele, os raios solares também danificam os fios, sendo capazes até mesmo de comprometer a saúde do cabelo. O sol também potencializa o efeito de amarelamento dos fios brancos, por isso, uma dica de ouro é investir em chapéus e bonés quando estiver em locais abertos. A boa notícia boa é que seu look ficará ainda mais estiloso com os acessórios.
Mais simples de cuidar, os cabelos curtos também são mais fáceis de manter hidratados. Isso porque, quanto mais longo o fio, difícil fica de a oleosidade natural do couro cabeludo chegar às pontas. Além disso, esse tipo de corte está ganhando cada vez mais destaque, ajudando a compor um visual moderninho. Aproveite!
Consultoria: Nathan Paschoal, cabeleireiro do salão Jacques Janine | Texto: Giulianna Lombardi | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha