Salgueiro/PE - A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar de Pernambuco (Grupamento Tático Aéreo e BEPI-Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e da Paraíba, vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano.
Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano e contou com duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional-CAOP da Polícia Federal em Brasília.
Desta vez foi concluída a Operação Muçambê V, que ocorreu entre os dias 5 a 15 de dezembro/2020, conseguindo-se erradicar 164 mil pés de maconha, apreender 138 kg da droga pronta para consumo, destruir 56 plantios, além de 400 mil mudas. Os plantios foram localizados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Belém do São Francisco, no sertão pernambucano.
Caso os 164 mil pés fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir aproximadamente 55 toneladas de maconha.
Assim, com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado, como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, porque geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.
Muçambê é um pequeno arbusto da família das Caparidáceas provido de espinhos nos pecíolos das folhas, ocorrendo nas caatingas dos estados do nordeste.
ESTATÍSTICAS DAS CINCO OPERAÇÕES DO ANO DE 2020:
1,468,218 pés erradicados, o que equivalente a 489 toneladas
2.619 kg (duas toneladas, seiscentos e dezenove quilos) de maconha pronta apreendida
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Fone: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@dpf.gov.br