Com o verão e o fim do ano chegando, a vontade de ir para a praia é grande, mas com a segunda onda do coronavírus , é melhor seguir evitando aglomerações e praias lotadas. Contudo, é possível encontrar praias em todo o litoral de São Paulo um pouco mais isoladas, perfeitas para curtir o verão em segurança.
De norte ao sul do estado, é possível visitar praias reclusas sem aglomeração. Pensando nisso, conversamos com o porta-voz da Viajanet, Gustavo Mariotto, para saber quais são as praias da Baixada Santista e do litoral sul de São Paulo mais seguras e vazias para visitar. Você pode conferir a lista de praias mais vazias no litoral norte aqui .
Acessada por trilhas e por barcas, a Praia do Sangava é um ponto da entrada do Guarujá pouco visitado por turistas, por conta do acesso mais difícil e também pela falta de ambulantes e comerciantes, se transformando em uma praia paradisíaca próxima de Santos. Com areia fina e repleta de mata nativa, você pode chegar nesta praia também por passeios de barco, caiaque e até canoa havaiana.
Com acesso limitado a carros, a praia do Iporanga é bem procurada mas se torna mais vazia por conta do limite de público. A dica é ir bem cedo para esta praia levando alimentos e bebidas, já que não é permitida a comercialização de produtos no local. A praia conta com a infraestrutura do condomínio que cerca a praia, perfeita para quem quer aproveitar um dia de praia com segurança.
Ao lado da praia de Iporanga, esta praia também é uma ótima opção dentro de um condomínio. O acesso também é limitado ao público, permitindo apenas 54 carros. Por isso, o ideal é chegar cedo para garantir um lugar neste pedaço de paraíso.
Apesar do acesso mais difícil por conta de serras e estradas de pedra, a praia Caramborê é perfeita para quem quer acampar em um local deslumbrante. Há estacionamento e orientação no local, mas não há sinal de celular. Ou seja: se prepare para ficar completamente off. Com areia fina, mar azul e uma boa extensão de areia, Caramborê é um destino recluso no começo do litoral sul.
A praia do Arpoador em Peruíbe só pode ser acessada por meio de trilhas guiadas ou por barco. Com uma paisagem natural e bela, a praia é praticamente deserta em boa parte do ano, podendo ser visitada para camping ou para passar o dia, caso o viajante esteja hospedado em Peruíbe. Por ser deserta, esta praia também não tem comércio ou ambulantes.
Em Cananéia, a Ilha do Cardoso é o ponto mais ao sul do estado de São Paulo e é protegida pelo Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A Praia da Laje é um dos destaques desta área da Mata Atlântica, com acesso apenas por trilha. Com praia tem 7 quilômetros de extensão, a praia é perfeita para relaxar sem muitas pessoas por perto.