Começou nesta terça-feira (12), em João Pessoa (PB), o Encontro de Oportunidades para Empreendimentos da Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade. A iniciativa busca promover a integração entre extrativistas da região com empresas e investidores locais, para estimular a articulação de novos negócios e a geração de oportunidades.
O evento contará com a participação de cooperativas e associações da agricultura familiar que trabalham com a extração de mangaba e umbu, espécies frutíferas nativas do nordeste brasileiro, assim como compradores locais que atuam no beneficiamento de frutas regionais no estado da Paraíba.
Realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Encontro tem o objetivo de conectar ofertantes e demandantes de produtos da sociobiodiversidade, visando a promoção dos valores sociais, ambientais e econômicos destes produtos, a geração de negócios sustentáveis e o estabelecimento de arranjos com a iniciativa privada.
"Além de promover os produtos gerados a partir do uso sustentável dos recursos naturais, é necessário oferecer apoio à comercialização dessa mercadoria e sua valorização, garantindo renda e inclusão produtiva para as famílias. Para isso, estamos estimulando a interação entre o setor empresarial e os empreendimentos da agricultura familiar a partir da criação de um ambiente favorável para a troca de informações e para a realização de novas parcerias", destaca o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.
Durante dois dias de atividades, os participantes também terão a oportunidade de conhecer as principais estratégias do governo federal voltadas para o fortalecimento da sociobiodiversidade e ampliar conhecimentos sobre políticas públicas de acesso a mercados.
Programação
O evento será divido em quatro blocos. Logo após a cerimônia de abertura, o primeiro bloco abordará iniciativas da SAF, com apresentação dos programas Brasil Mais Cooperativo e Bioeconomia Brasil, ambos lançados este ano pelo Mapa. Também nesta terça-feira, a Conab irá apresentar detalhes das suas políticas de apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade.
Na manhã de quarta-feira (13), durante o terceiro bloco, serão exibidas experiências de acesso a mercados, tanto público como privado. Explanações sobre linhas de crédito e estratégias do governo federal para as cadeias produtivas da sociobiodiversidade poderão ser acompanhadas durante o primeiro momento do bloco 4.
No período da tarde, finalizando a programação, ocorrerá a apresentação das ofertas de empreendimentos da sociobiodiversidade e das demandas de empresas com responsabilidade socioambiental, seguida de momento para aproximação e troca de informações.
Próximos encontros
Outros dois Encontros de Oportunidades para Empreendimentos da Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade já estão programados para o mês de novembro. O primeiro será realizado entre os dias 21 e 22, em Belém (PA). Na sequência, Salvador (BA) receberá as atividades entre os dias 25 e 26. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cgex.dep@agricultura.gov.br.
A realização dos Encontros teve início em maio deste ano, no evento Green Rio, quando o Programa Bioeconomia Brasil - Sociobiodiversidade foi lançado por Schwanke, no Rio de Janeiro. O Mapa viabilizou a participação de 13 empreendimentos da agricultura familiar, produtores de diversos tipos de alimentos e matérias-primas. Na ocasião, ocorreu a formalização do Protocolo de Intenção de Compra de pimenta rosa da Associação dos Lavradores do Assentamento Ademar Moreira, de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, pela empresa de cosméticos orgânicos Cativa Natureza, do Paraná. Outros cinco empreendimentos saíram com negociações encaminhadas.
Informações à imprensa
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br