Entre os animais mais supersticiosos, estão as mariposas. Quem nunca ouviu alguém chamá-las de bruxas ou que se tocasse nelas, ficaria cego? Em território nacional, esses bichos são cercados de crenças populares, mas, nem sempre, condiz com a verdade.
Mariposas ou traças, sendo conhecidas até como "borboletas noturnas", são animais de um ordem de insetos Lepidópteros, a mesma da borboleta, e divisão heteróceros. A diferença entre as borboletas e as mariposas está no hábito noturno, tipo de antenas e forma do corpo da mariposa.
+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link !
Quando dizem que não pode tocar nas mariposas e depois coçar o olho pois pode ficar cego é uma crença que cresceu porque as asas desses insetos soltam escamas quando tocadas. Não é recomendável tocar o olho com as mãos sujas, mas pode ter certeza que cego ninguém vai ficar por tocou em uma mariposa. Algumas espécies de mariposas não se alimentam, adquirem todo o alimento necessário para a vida na fase larval. Existem muito mais espécies de mariposas do que borboletas no mundo, sendo até 9 vezes mais. Na simbologia, as mariposas representam a transformação ou libertação e morte. Figuras carimbadas em filmes de terror, usa-se as mariposas como forma de simbolizar que há espíritos no local, pois são consideradas como mensageiros da mundo dos mortos. Algumas espécies têm o olfato aguçado e consegue sentir cheiros até 10km de distância. Algumas mariposas tem um forte odor como mecanismo de proteção. São muito associadas com as bruxas a partir de uma visão cristã, ou seja, no sentido pejorativo, por isso, dizem que o animal traz mau presságio. A simbologia das mariposas mudam conforme suas cores. Preto: alma de alguém que já se foi, morte, comunicação do outro lado. Branca: prosperidade e sorte. Marrom: Mudanças drásticas ou novidades e notícias boas. Azul: Alegria e amor. Amarela: Clareamento de ideias, novas perspectivas. Vermelhas: Atrai força e vitalidade para o lar. Rosa: ligada ao relacionamentos em geral e amor próprio. Em muitas culturas, as mariposas são vistas como animais que transitam os dois mundos, dos vivos e dos mortos.
LEIA TAMBÉM: