A equipe CDRS Robocep, formada por quatro alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP), ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria “Apresentação — Modelagem Virtual”. O resultado foi divulgado no sábado (14), após o encerramento das competições da fase nacional, que foram transmitidas pelo canal de YouTube da Olimpíada.
Os estudantes criaram um robô digital, totalmente autômato (toda a programação teve de ser feita previamente, não sendo possível controlá-lo na hora), para participar de uma simulação. Nela, o robô precisa concluir o desafio de percorrer um caminho, desviar de obstáculos e resgatar vítimas que estão presas.
Para a modalidade “Apresentação”, os alunos tiveram que gravar um vídeo explicativo, contando como foi todo o processo de criação, até a finalização do trabalho.
A competição ocorreu de maneira virtual pela primeira vez, devido à pandemia, por meio da plataforma de simulação Sbotics. A preparação dos estudantes contou com reuniões diárias realizadas pelo Google Meet e guiadas pelo professor Tony Groch, coordenador do laboratório de robótica do CEP.
“Não é só ensinar a programar; é ensinar tecnologia, matemática, engenharia e desenvolvimento interpessoal. São vertentes importantes para que o aluno desenvolva habilidades para toda a vida”, afirma o professor, que ensinou aos alunos uma nova linguagem de programação, a R-Educ. “Por causa das competições de que a gente participa, o trabalho em equipe é muito valorizado. Acaba aquela imagem estereotipada do nerd que não sabe se comunicar. Os alunos têm que aprender uns com os outros, trocar conhecimento entre si”, acrescenta.
Além da equipe CDRS Robocep (que competiu nas categorias “Apresentação” e “Simulação”), o CEP também classificou a equipe InfnitysUniverse Robotics — formada por alunos do Ensino Médio — para a etapa nacional na categoria “Simulação”.
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