No último fim de semana, Anitta fez uma revelação inusitada aos seus fãs no Instagram: a cantora usa perfume nas partes íntimas . Ela diz que o produto é para ser usado "na pepeca e na porta dos fundos".
Mas será que é ideal usar um perfume na vagina para deixar a área mais cheirosa? Segundo Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra, não. "Os perfumes podem modificar o pH vaginal, mudam a flora local e favorecem infecções genitais , causando secreções", explica a médica.
Eloisa diz ainda que a secreção vaginal é algo comum e o odor é quase imperceptível. "Ao final do dia, com o suor, é comum que o cheiro fique mais intenso. Mas isso é perfeitamente natural."
Para prevenir que infecções aconteçam, Eloisa diz que o ideal é higienizar apenas a área externa da vagina. Ela recomenda que seja lavada apenas "a entradinha" do canal vaginal, sem sabonetes ou com sabonetes de glicerina com pH neutro.
Na mesma ocasião, Anitta contou que não passou qualquer perfume nas suas partes íntimas. Se trata de um produto feito exclusivamente para as regiões da vagina e do ânus. Quem assegura isso é a própria cantora.
"Não é um simples perfume de pepeca. É a minha amiga que faz um perfume exclusivo para a pepeca. Pode passar atrás. Pode ser na pepeca e na porta dos fundos. Uma vez que você usa esse babado o cheiro fica para sempre", afirmou Anitta no Instagram.
Eloisa afirma que opções ideias para o perfume nas partes íntimas é o uso eventual de talcos, desodorantes e perfumes próprios, como o usado por Anitta, apenas na vulva. "Vaporizadores com ervas também estão em alta. Em tese, eles servem para equilibrar hormônios, tonificar e higienizar a região, mas não existem evidências científicas sobre esse benefícios", afirma a ginecologista.