Idealizada por um mulheres integrantes do grupo de leitura " Mulheres Leituras Essenciais", a revista Etiquetaí é a primeira publicação online voltada para o segmento de etiqueta social. Conversamos com a Terezinha Ribeiro, uma das editoras da publicação para saber como funcionará.
Como surgiu a idéia da revista de etiqueta?
A Revista Etiquetaí é a extensão de um projeto idealizado pelo grupo de leitura "Mulheres Leituras Essenciais", um time de mulheres apaixonadas pelo universo da etiqueta e da leitura. A Revista Etiquetaí é a primeira publicação online voltada para o segmento da etiqueta.
Quais são os temas que a revista contempla?
Em cada edição da Etiquetaí é escolhido um tema específico o qual será o norteador das correlações que são feitas com a etiqueta. Buscamos contemplar temas específicos e relacioná-los à etiqueta, abordando este assunto com toda a amplitude que ele requer, pois se trata de um tema vasto, amplo e delicioso de ser discutido, estudado e debatido. Enxergar a etiqueta como competência, conhecimento, atitude e valor é o propósito que "Mulheres Leituras Essenciais" assumiu desde a sua constituição.
Quando a revista foi lançada?
A revista Etiquetaí foi lançada oficialmente nessa segunda-feira, 26 de outubro de 2020, em um live no perfil do instagram @mulheresleiturasessenciais com a presença do historiador, sociólogo e professor Jair Marcatti. Logo após o lançamento, a revista já contava com mais de 300 acessos.
Quem são os responsáveis pelo conteúdo da revista?
A gestão de conteúdo é de responsabilidade das colunistas da revista todas com formação específica em etiqueta e com experiências diversas. Nosso time é composto por onze mulheres que se dedicam ao estudo e à compreensão do universo da etiqueta por meio de diferentes olhares e percepções.
São elas: Andrea Crusius (@andreacrusius), Andrea de Castro (@casa_dea), Bia Prado (@etiquetabyAGE_BiaCastroPrado), Celina Romaniello (@celina_romaniello), Cristiane Cavalcante (@cristianacavalcante_), Daniela Guasti (@influenciadoradegentilezas), Juliana Leonardo (@julianaleonardonunes), Lourdes Marques (@loumarques.pw.eng.arq), Luciana Cabral (@lucabral.welcome), Nair Mota (@nairmotaaugustoribeiro) e Terezinha Ribeiro (@etiquetainteligente).
O que o leitor irá encontrar nessa primeira edição da Etiquetaí?
A 1ª edição contempla o tema da Leitura, fazendo um intercâmbio deste com a etiqueta. Também contamos com a participação da consultora de etiqueta Camila Costa, que discorreu sobre o livro "Brasil Anfitrião", também foram abordados os assuntos relativos a: etiqueta para grupos de leitura online, ética e etiqueta, imagem pessoa, entre outros temas pertinentes.
Qual a periodicidade e a forma de distribuição da revista?
Inicialmente sua periodicidade é bimestral. Sua distribuição é gratuita por meio de link disponível no perfil do instagram @mulheresleiturasessenciais.