Já pensou que incrível seria um prato que, além de saboroso, fácil e baratinho de fazer, ainda atraísse sorte, dinheiro e prosperidade? Pois saiba que ele existe! O nhoque da fortuna é um costume que viajou o tempo e continua presente na mesa de muitas famílias, não só do Brasil, mas do mundo todo. A massa deve ser preparada nos dias 29 de cada mês - com o objetivo de trazer grana para seu bolso. Saiba todos os detalhes e confira a receita!
Ao se servir do nhoque, coloque uma quantia de dinheiro embaixo do prato e coma as sete primeiras bolinhas com pensamento positivo, mentalizando a abundância financeira chegando. Há quem acredite que manter essa grana por perto até o próximo dia 29 garante ainda mais fartura!
Reza a lenda que, no século IV, em um dia 29 qualquer, São Pantaleão se disfarçou de andarilho em um vilarejo na Itália e bateu de porta em porta pedindo um prato de comida. Uma família muito humilde deixou o santo cristão entrar e dividiu com o convidado a pouca refeição que tinha. Ao todo, renderam 7 massinhas de nhoque para cada um que estava na mesa.
Quando terminou, São Pantaleão se levantou, agradeceu pela gentileza e hospitalidade e foi embora. Ao retirar os pratos, a família se surpreendeu com várias moedas de ouro que estavam sob a louça. E, então, surgiu a tradição que conhecemos até hoje e que é praticada em diversos países!
Em uma panela, coloque as batatas , acrescente a manteiga e as gemas. Misture bem até obter uma massa homogênea. Junte a farinha de trigo aos poucos até desgrudar das mãos. Acrescente mais farinha de trigo se necessário. Separe a massa em partes e faça rolinhos compridos.
Corte em pedaços pequenos com uma faca. Ferva água em uma panela com sal, jogue aos poucos as bolinhas e aguarde até subir à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve. Em um refratário, coloque o nhoque , o molho de tomate e o queijo ralado (se desejar), alternando as camadas. Leve ao forno, preaquecido, até o queijo derreter. Pronto!
Texto: Ariádne Mussato | Edição: Renata Rocha