Segundo determinado pela Justiça, São Tomé das Letras, em Minas Gerais, será reaberta para turistas. A decisão foi proferida nesta terça-feira (06), mas enfrenta resistência dos moradores da cidade que, até então, é a única do Sul de Minas que não teve casos de Covid-19.
A cidade decidiu pelo fechamento para visitantes em março. De acordo com a decisão da juíza Fernanda Machado Moura Leite, da 2º Vara Cível da Comarca de Três Corações (MG), o local deve passar a permitir a entrada de turistas, visitantes e transeuntes, desde que observadas as normas de prevenção à Covid-19.
"O programa Minas Consciente possui as orientações necessárias aos municípios com menos de 30 mil habitantes para a retomada das atividades não essenciais, como é o caso de São Thomé das Letras. Contudo, ao que se infere dos Decretos disponibilizados, o Poder Executivo vem se esquivando de adotar as medidas de retomada gradual, escolhendo ‘isolar’ a cidade sem qualquer justificativa aparente e desconsiderando os prejuízos causados aos moradores locais", disse a juíza na decisão.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Tomé das Letras, a prefeita Marisa Maciel de Souza (PT) irá recorrer da decisão, pois acredita que não é o momento de reabertura da cidade. Moradores de lá, inclusive, também são contra a decisão e realizaram manifestações pelas ruas.