Em pronunciamento nesta quinta-feira (1.º), o senador Humberto Costa (PT-PE) condenou a proposta do governo federal de financiar parcialmente o programa Renda Cidadã com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Para o parlamentar, também não seria correta a ideia, já abandonada pelo governo, de retirar recursos destinados ao pagamento de precatórios, prejudicando milhares de pessoas que tinham ganho na justiça o direito a recebê-los. Humberto Costa apontou outras maneiras de financiar o Renda Cidadã.
— Nós temos que denunciar essa postura do governo, dizer que é importante ampliar o repasse de dinheiro para as pessoas mais pobres, mas isso deve ser feito com recursos novos, seja pelo fim da Emenda Constitucional [95] que limita o teto de gastos do governo, seja pela adoção de novos impostos que sejam aplicados somente para os milionários, os bilionários — afirmou o senador.
Humberto Costa disse também que ao criar um novo programa de transferência de renda para substituir o auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro quer apagar da memória popular o programa Bolsa Família, criado pelos governos petistas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)