Os dentes de leite são provisórios, mas não é por isso que merecem menos atenção que os permanentes. Os pais devem ensinar as crianças desde cedo a manter a higienização correta da boca, pois isso se refletirá em uma dentição bonita e saudável no futuro. Para saber como proceder nessas situações, confira as orientações da dentista Rosane Menezes Faria!
Ainda durante a gestação, as mães precisam tomar alguns cuidados simples para assegurar a saúde dos dentes de seus bebês, como ter uma boa alimentação baseada em proteínas, cálcio e fibras. Depois do nascimento, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes, os cuidados devem continuar. Segundo Rosane, durante tal período, a higienização deve ser feita com uma gaze umedecida com água filtrada, sempre logo após as mamadas, para remoção dos resíduos de leite.
Os dentes de leite começam a nascer a partir dos seis meses de vida. "Nessa idade, é necessária a utilização de uma dedeira especial e macia para escovar os dentes, pelo menos uma vez ao dia", explica.
A partir de um ano do bebê, a rotina de escovação completa pode ser introduzida na rotina: "O pequeno deve escovar os dentes com uma escova macia e de cabeça pequena pelo menos três vezes ao dia, e, já nessa fase, uma pequena quantidade de pasta de dentes com flúor pode ser utilizada".
Vale ressaltar que a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que o uso de pastas de dentes em bebês e crianças que não sabem cuspir deve ter a quantidade equivalente a um grão de arroz. Já naqueles que sabem cuspir, precisa equivaler a um grão de ervilha.
Os dentes de leite são importantes, pois preparam o caminho para o crescimento dos permanentes. Além disso, eles auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, ajudam na pronúncia correta das palavras e contribuem para uma melhor aparência.
Por serem temporários, muitas vezes, os pais não se atentam sobre a devida relevância da escovação dos dentes de leite. Mas, para evitar que problemas apareçam, o ideal é levar os pequenos periodicamente ao odontopediatra, realizar higiene bucal corretamente e sempre incentivar uma alimentação adequada. "A união dessas práticas ajuda a garantir uma boca saudável e dentes mais fortes", finaliza a dentista.