O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), o nome de Antônio Carlos de Salles Menezes para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República da Guiné. A indicação foi confirmada por 38 votos favoráveis, três contra e duas abstenções.
O indicado ingressou na diplomacia em 1987. Atualmente, é embaixador no Togo, posto exercido desde 2015. A indicação foi relatada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).
Sabatinado nesta semana pelos senadores na Comissão de Relações Exteriores (CRE), o diplomata disse que espera estimular as relações comerciais e culturais entre os dois países, baseada no diálogo sul-sul e na ligação histórica entre Brasil e África.
Na avaliação do embaixador, além das grandes riquezas naturais, a Guiné oferece um ambiente de negócios atrativo, uma situação de estabilidade política mantida há uma década, e um crescimento sistemático do produto interno bruto (PIB) nos últimos anos.
— Há uma previsão de mais de 2% para este ano, apesar da covid-19, que, no cômputo geral, pode-se dizer que poupou os guineanos — declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)