O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), a indicação da diplomata Regina Célia de Oliveira Bittencourt para exercer o cargo de embaixadora do Brasil na República do Benim. Ela vai acumular o cargo com a representação brasileira na República do Níger. Foram 37 votos favoráveis e 4 contrários.
O nome da diplomata já havia sido aprovado na pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na segunda-feira (21). Durante a sabatina na CRE, ela destacou que o Benim quer fortalecer a cooperação na área da defesa, já tendo solicitado formalmente ao Brasil assistência técnica no reforço das capacidades das Forças Armadas locais na luta contra o terrorismo, contra a cibercriminalidade e contra a pirataria marítima no Golfo da Guiné. O Benim está localizado na África Ocidental e tem população estimada de 11 milhões de habitantes.
As sessões para escolha de autoridades estão sendo realizadas de forma semipresencial, com alguns senadores em Plenário e outros de forma remota. As votações, no prédio do Senado, podem ser registradas em totens especialmente criados para essas reuniões, colocados em locais estratégicos. A intenção é seguir as recomendações de distanciamento para evitar o contágio e a propagação do coronavírus e viabilizar a forma secreta de votação de autoridades, conforme previsão constitucional.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)