O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Colbert Soares Pinto Junior para o cargo de embaixador do Brasil em Cabo Verde. O nome dele recebeu 36 votos a favor e quatro contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.
A indicação de Pinto Junior havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na última segunda-feira (21). O relator da Mensagem 14/2020 foi o senador Esperidião Amin (PP-SC).
O fluxo comercial entre os dois países saltou de US$ 9 milhões para US$ 24,7 milhões entre 2003 e 2019. A balança favorece o Brasil, que exporta principalmente açúcares, cerais, carnes, preparações alimentícias, malte, amidos e féculas. Durante a sabatina, o diplomata disse que há potencial para a ampliação das relações comerciais.
— Vamos buscar a exploração de sinergias na área de turismo. Tanto Brasil quanto Cabo Verde têm vocação nessa área. É uma área que merece atenção. Vamos examinar as possibilidades para ampliação do comércio e de investimento brasileiro no arquipélago — disse.
Colbert Soares Pinto Junior nasceu em Porto Alegre (RS) e tem 58 anos. Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ingressou na carreira diplomática em 1990. Atuou nas representações brasileiras em Caracas (Venezuela) e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Desde 2007, é embaixador em Lusaca (Zâmbia).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)