O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Mauricio Medeiros de Assis para o cargo de embaixador do Brasil no Timor Leste. O nome dele recebeu 38 votos a favor e três contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.
A indicação de Medeiros de Assis havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na segunda-feira (21). Durante a sabatina, o diplomata ressaltou a admiração e o respeito mútuo entre Brasil e Timor-Leste, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Ele registrou a forte influência dos parlamentares brasileiros no apoio ao referendo de 1999, que abriu caminho para a independência do Timor, que era ligado à Indonésia. Medeiros de Assis mencionou que a construção do novo país tem contado com cooperação técnica do Brasil em vários aspectos.
— Já desenvolvemos 83 projetos bilaterais de cooperação técnica no Timor e mais de uma dúzia de projetos na área de educação e de defesa — disse.
Apesar da intensa agenda de cooperação técnica, o comércio entre os dois países é ainda modesto. Em 2019 o fluxo comercial totalizou US$ 6,7 milhões. A maior parte foi decorrente de exportações brasileiras. Cerca de 98% das vendas correspondem a carnes e preparações de carnes.
Mauricio Medeiros de Assis nasceu em Natal (RN) e tem 53 anos. Ingressou no Itamaraty em 1996 e serviu em representações brasileiras em Madri (Espanha), Sidney (Austrália), Hanói (Vietnã) e Xangai (China). Atualmente, dirige o Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação do Ministério das Relações Exteriores.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)