O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Rodrigo do Amaral Souza para o cargo de embaixador do Brasil em Trinidad e Tobago. O nome dele recebeu 38 votos a favor e 3 contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.
A indicação de Amaral Souza havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na segunda-feira (21). Durante a sabatina, o diplomata destacou a localização geográfica da república caribenha como um aspecto estratégico a ser observado pelo Brasil.
— As duas ilhas que compõem o país ficam muito próximas à Venezuela e ao Canal do Panamá, por onde passa boa parte do transporte de carga entre o Atlântico e o Pacifico. Também é uma plataforma de observação interessante para examinar a presença chinesa no Caribe. É para esse país que são direcionados grandes volumes de investimento na área de construção e infraestrutura — destacou.
A indicação de Amaral Souza (MSF 38/2020) foi relatada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). O diplomara nasceu em São Paulo e tem 63 anos. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas em 1979, ingressou no Instituto Rio Branco em 1982. Serviu em Buenos Aires (Argentina), Guayana (Venezuela), Bridgetown (Barbados), Santiago (Chile) e Roma (Itália). É embaixador do Brasil em Manila (Filipinas) desde 2016.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)