Goiânia/GO - A Polícia Federal deflagra hoje (23/9) a Operação Abutre, visando desbaratar organização criminosa dedicada à promoção de fraudes em desfavor do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Ao menos 10 milhões de reais teriam sido desviados do programa, criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
Cerca de 70 policiais federais estão cumprindo 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal, nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e no Distrito Federal. Foi determinado o sequestro de imóvel em condomínio de luxo, bem como o bloqueio judicial de várias contas bancárias em nome dos investigados.
A investigação identificou que o grupo criminoso adquiriu fundos de comércio de farmácias, mediante sucessão societária fraudulenta, encerrando, na sequência, as atividades comerciais. Ele promovia, entretanto, lançamentos inexistentes (vendas efetivamente não efetuadas - dispensação de medicamentos) no banco de dados do Programa Farmácia Popular, a fim de desviar valores vultosos do referido programa federal.
A ofensiva visa identificar outras pessoas que teriam envolvimento com a organização criminosa, além de comprovar a destinação dos recursos públicos ilicitamente desviados, seja por meio de transferências para terceiros, aquisição de bens ou incorporação patrimonial em favor dos envolvidos.
Será realizada coletiva de imprensa às 10h00, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.
Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás
cs.srgo@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
(62)3240-9607
(62)99216-6260