Ao avaliar a sessão de Plenário desta quinta-feira (17), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) disse que o requerimento aprovado ampliando a comissão externa para acompanhar as queimadas no Pantanal é extremamente necessário diante da gravidade da situação. O parlamentar, que é de Mato Grosso, disse que "a alma brasileira está queimando" junto com o bioma do Centro-Oeste.
— Instalamos a comissão especial ontem para procurar medidas para conter essa queimada e também para buscar ações preventivas para que isso não volte a ocorrer nos próximos anos. Por isso, vamos incluir quatro senadores suplentes para trabalharmos muito a fim de darmos as respostas que o povo brasileiro e o mundo quer no combate aos incêndios florestais — informou.
Indagado sobre a atuação do governo federal diante do problema, o senador lembrou que ministros já foram enviados ao Mato Groso e ao Mato Grosso do Sul, pelo presidente Jair Bolsonaro, e estão tomando providências.
— Há um movimento de todos os brasileiros e de todos os poderes para que possamos minimizar os impactos tão dolorosos desses incêndios — afirmou.
O senador Carlos Fávaro presidiu parte da sessão desta quinta-feira, juntamente com Nelsinho Trad (PSD-MS).
— Essa sessão foi muito meritória, e aprovamos projetos importantes, políticas públicas que vão auxiliar no combate a essa pandemia de covid-19. Tenho certeza de que o Senado mostra-se mais uma vez preocupando e dando as repostas que os brasileiros precisam neste momento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)