Muitas mulheres usam sutiã todos os dias. Como já virou hábito, nem sempre é dada necessária aos cuidados da peça. Quem nunca ficou usando a mesma peça por dias porque esqueceu de lavar? Ou, ainda, seguiu vestindo um modelo desconfortável por acreditar que "é assim mesmo". O que nem todo mundo sabe é que um sutiã de tamanho errado ou mal lavado, por exemplo, pode causar problemas à saúde.
Para evitar complicações e garantir conforto, a dermatologista Simone Stringhini indica quatro pontos de atenção ao usar o sutiã. Se você se identificou com algum item, é hora de repensar!
O ideal é que o sutiã seja confortável e adequado ao tamanho dos seios. O elástico não deve apertar, nem o ferrinho do bojo machucar. Por isso, é importante provar a peça antes de levar para casa. Também vale escolher tecidos mais confortáveis para o dia a dia. "Para quem já tem a pele mais sensível à irritação, o sutiã de lycra não é tão indicado. É melhor utilizar uma peça de algodão", recomenda.
Ela explica que não há uma frequência correta de lavagem, pois depende do quanto você usa a peça e o quanto suou naquele dia, mas é fundamental garantir que o sutiã esteja limpo na hora de usá-lo. Lingeries que ficam muito tempo sem lavar podem criar um ambiente para a proliferação de fungos e bactérias.
No caso de mulheres com seios grandes, é preciso uma atenção especial em relação à sustentação. A dermatologista explica que é importante usar um sutiã que evite que os seios pesem e caiam. "A suspensão que a peça faz dos seios evita dobrinhas, que são suscetíveis a uma infecção chamada candidíase cutânea, pois aquele local fica abafado e suado, criando condições favoráveis para este tipo de infecção".
É importante lavar o sutiã com certa frequência, mas não na máquina de lavar com outras peças de roupa. Resíduos de sabão em pó, amaciante e outros produtos podem ficar na lingerie e irritar a pele pelo contato direto. "A pele do mamilo é bastante fina e mais sensível, por isso pode sofrer alguma irritação por conta dessas substâncias, causando um eczema (alergia de contato), que é relativamente frequente em mulheres", pontua Simone. De acordo com ela, o ideal é lavar a peça com sabão de coco ou, se não for possível, com o seu sabonete de banho. Lembre-se sempre de enxaguar bem para não deixar resíduos.