Morar em um espaço menor pode ser uma ótima opção para quem vive sozinho, mas tem suas limitações na hora de decorar e iluminar. Embora o desafio seja grande, no entanto, é possível utilizar alguns truques que ajudam a ampliar o ambiente e fazer o apartamento parecer maior . Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para criar um lar aconchegante e sem que ele pareça tão pequeno.
Opte por luminárias mais claras e que remetam a tons neutros , contrastando-as com paredes brancas. Cores escuras tendem a absorver a luz e dão a sensação de redução do ambiente. A dica funciona muito bem para locais como a cozinha, por exemplo, já que normalmente esse cômodo utiliza de uma paleta suave na composição dos embutidos e móveis.
Sofás, prateleiras ou, até mesmo, estantes muito baixas podem comprometer o espaço do ambiente de forma significativa, bloqueando a circulação. Por isso, sempre opte por opções verticais para aproveitar mais as dimensões do apartamento e a altura das paredes. Estantes que vão do chão ao teto e que são preenchidas por prateleiras abertas são uma ótima opção para este tipo de local.
Escolha sempre móveis e decorações que tenham mais de uma função para que o espaço utilizado por eles seja aproveitado em seu nível máximo. Sofás que também servem de cama ou aquelas opções que possuem gaveteiros embaixo funcionam superbem para este tipo de ambiente.
Espelhos
Os espelhos são um dos truques mais populares para aumentar a dimensão do ambiente e, quando bem posicionados, podem fazer milagres na decoração. O objeto é capaz de deixar o espaço mais arejado e causar sensação de amplitude. Paredes espelhadas e guarda-roupas com espelhos são sempre uma boa pedida para fazer o apartamento parecer maior.
É um erro pensar que utilizar peças grandes pode deixar o ambiente entulhado. Pelo contrário, optar por aqueles que são menores mas em maior quantidade pode fazer com que o espaço pareça simplesmente abarrotado de coisas desconexas. Tapetes e cortinas com grandes proporções, por exemplo, ajudam a ampliar o espaço.
Optar por cores claras ou que flutuem entre os mesmos tons de forma monocromática ajuda a focar a atenção, causando a sensação de que o espaço está menos "entulhado", coisa que comumente acontece em apartamentos pequenos. Cores claras podem, inclusive, trazer o ar de relaxamento e contribuir para suavizar os limites do seu ambiente.
Em espaços pequenos é preciso ser seletivo, mesmo que você não seja adepto ao minimalismo . Toda e qualquer peça que entra para compor o ambiente precisa fazer sentido, combinar com sua personalidade e possuir uma utilidade de estar ali. Caso contrário, é provável que ela atrapalhe a harmonia da composição.